A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá suas atividades acadêmicas paralisadas a partir da próxima segunda-feira (22). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (18), em assembleia geral da Associação dos Docentes (ADUEPB), que aprovou a deflagração da greve da categoria.
Entre os motivos estão a crise orçamentária da instituição, a falta de pagamento do retroativo das progressões e o descumprimento da Lei de Autonomia da UEPB, apontado pelos professores como responsabilidade do Governo do Estado.
Antes da decisão final pela greve, os docentes já haviam realizado uma jornada de mobilização na semana passada, que incluiu paralisação em diferentes campi e protestos para cobrar negociações. A estratégia buscava abrir diálogo com o Executivo estadual, mas, segundo a entidade, até agora não houve retorno satisfatório.
A ADUEPB afirma que aguarda posicionamento do governador João Azevêdo, do secretário de Planejamento e Orçamento, Gilmar Martins, e do procurador-geral do Estado, Fábio Brito. No último dia 8, representantes da categoria participaram de uma reunião com o secretário de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, que teria se comprometido a intermediar novas conversas com outros setores do governo.