João Azevêdo recebe prêmio da Paraíba de nota A+ do Tesouro Nacional e destaca equilíbrio fiscal e novos investimentos

A Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (15), em Brasília, a nota máxima A+ da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O governador João Azevêdo esteve presente e celebrou o reconhecimento, considerado um dos mais importantes indicadores de boa gestão fiscal do país.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Nós recebemos, mais uma vez, a maior nota na avaliação da gestão fiscal, atestando a responsabilidade da nossa gestão com o equilíbrio financeiro, o que tem nos permitido fazer um grande volume de investimentos com recursos próprios em obras e políticas públicas. Além disso, essa avaliação fortalece a atração de novos investimentos para o Estado porque o investidor sabe que a Paraíba oferece um ambiente seguro de negócios e isso gera emprego e renda, movimentação da economia e melhores oportunidades de vida para as pessoas”, destacou o chefe do Executivo.

O resultado confirma também a avaliação da agência internacional S&P Global Ratings, que recentemente elevou o rating da Paraíba para brAAA, a classificação mais alta atribuída a um estado brasileiro, reforçando a credibilidade da gestão e sua capacidade de atrair investimentos.

Segundo o secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Gilmar Martins, a conquista representa avanço em relação aos anos anteriores. “Nos quatro anos anteriores, o Estado era Capag A na gestão fiscal e este ano, nós somos Capag A+ porque também temos a maior nota na qualidade da informação contábil, ou seja, isso passa mais credibilidade para os credores”, afirmou.

Já o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, ressaltou o impacto direto na vida da população. “Esse é o quinto ano consecutivo que o Estado recebe Capag A, nós sabemos que é difícil um Estado manter essa nota e agora nós conquistamos o A+, o que demonstra transparência na contabilidade e todo esse equilíbrio é transformado em investimentos e obras para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos”, frisou.

O evento contou ainda com a presença de auxiliares do governo, como Letácio Guedes (controlador-geral do Estado) e Rômulo Polari Filho (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba).

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, explicou que a premiação busca valorizar estados e municípios que se destacam na gestão fiscal. “Nós estamos reconhecendo os entes que fizeram por merecer. Hoje é um dia de comemoração e de incentivar o bom desempenho fiscal e a boa prática contábil que fortalece o cuidado dos gestores na contabilidade pública”, disse.

O que significa a nota A+ do Tesouro Nacional

A avaliação da STN, conhecida como Capag, mede a capacidade de pagamento dos estados e vai de A a D. Apenas os que alcançam as notas A e B conseguem obter aval da União para operações de crédito. A nota A+ coloca a Paraíba entre os melhores exemplos de equilíbrio fiscal no país, ampliando a confiança de investidores e abrindo novas possibilidades de financiamento para projetos públicos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso