O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com anemia por deficiência de ferro e resquícios de uma pneumonia recente. A informação foi confirmada em boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, em Brasília, neste domingo (14). Ele recebeu alta no início da tarde, após ser submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada de lesões de pele e passar por uma série de exames.
Esta foi a primeira vez que Bolsonaro deixou sua residência, onde cumpre prisão domiciliar, desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão na última quinta-feira (11). A ida ao hospital, que durou cerca de seis horas, foi realizada sob forte esquema de segurança e contou com a presença de seus filhos Carlos Bolsonaro e Jair Renan.
Segundo o boletim médico, foram retiradas oito lesões cutâneas localizadas no tronco e no braço direito do ex-presidente. Uma tomografia também apontou sinais de uma pneumonia recente, causada por broncoaspiração. O médico responsável, Dr. Cláudio Birolini, afirmou que o procedimento cirúrgico ocorreu como o esperado, mas destacou a condição do paciente. “Ele é um senhor de 70 anos que passou por diversas intervenções. Está bastante fragilizado, identificamos que está com um pouco de anemia por ter se alimentado mal no último mês”, declarou.
Devido ao quadro de anemia, a equipe médica administrou reposição de ferro por via endovenosa. Os resultados da análise das lesões de pele removidas devem ser divulgados nos próximos dias, o que definirá a necessidade de tratamentos complementares. Bolsonaro seguirá em acompanhamento para seus problemas crônicos, como hipertensão arterial e refluxo gastroesofágico.
A saída para o atendimento médico foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou à defesa a apresentação de um relatório detalhado sobre o atendimento em até 48 horas. Esta foi a segunda vez que Bolsonaro deixou a prisão domiciliar, onde está desde 4 de agosto, para receber cuidados médicos. A primeira ocorreu em 16 de agosto, devido a crises de refluxo e soluços.