As paisagens naturais somadas a qualidade de vida estão transformando os visitantes de João Pessoa em novos moradores. Esse cenário de expansão faz com que a capital acelere um fenômeno comum nas grandes cidades: a verticalização.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Esse movimento é comprovado pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que João Pessoa é a capital que mais cresce em verticalização de todo o Nordeste. Considerando todas as demais regiões do país, ocupa o quinto lugar.
A pesquisa revela que 43,2% dos imóveis domiciliares da capiral são apartamentos. Essa taxa é quase cinco vezes maior do que a média regional e três vezes a média nacional, de 9,6% e 15,3%, respectivamente.
O crescimento no número de apartamentos em João Pessoa teve um salto de 13,2 pontos percentuais no período de oito anos, considerando que em 2016 a porcentagem era de 30%.
A transformação urbana da Paraíba é latente, o estado cresceu 4,9 ponto percentual entre 2016 e 2024, muito acima do crescimento regional (1,1 ponto percentual) e nacional (1,6 ponto percentual).
Esse avanço deve continuar pelos próximos anos sem recuo, considerando a realidade do estado em que 86,1% dos domicílios permanentes são casas.