O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (1º), a edição de 2025 do Paraíba World Beach Games. O evento, considerado o maior de esportes de praia do Brasil, é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e acontece no Busto de Tamandaré até 9 de novembro.
O calendário de competições do Paraíba World Beach Games começou hoje com os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia). O evento conta com a participação de mais de 2 mil atletas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, que competirão em diversas modalidades, incluindo: Águas Abertas, Beach Wrestling, Vôlei de Praia, Aquathlon, Cross Training, Vôlei Misto 3×3, Basquete 3×3, Futevôlei, Beach Hand, Futmesa, Beach Soccer, Skate, Beach Tennis e surf.
Com 70 dias de duração, o Paraíba World Beach Games espera reunir cerca de 10.500 atletas em 14 modalidades, competindo na Praia de Tambaú. A organização estima atrair um público de mais de 190 mil pessoas e gerar 1.800 empregos durante o evento.
Durante a cerimônia de abertura, o governador João Azevêdo destacou a importância do evento para a economia local. “Nós ampliamos o evento com competições internacionais e o Paraíba World Beach Games se consolidou, colocando João Pessoa como a cidade que realiza os maiores jogos de praia,” afirmou. Ele ressaltou que o investimento de R$ 15 milhões feito pelo estado retorna em forma de crescimento econômico, turismo e geração de empregos.
“Serão 70 dias de competições com 14 modalidades, com a participação de mais de 10 mil atletas, e quem ganha é a cidade, o turismo e a economia,” completou. O governador ainda incentivou o público a aproveitar o evento e torcer por seus esportes preferidos.
Programação
O Paraíba World Beach Games terá competições em diversas modalidades, incluindo basquete, vôlei de praia, natação no mar, frescobol, beach tennis, handebol de praia, futebol de areia, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
Entre as principais disputas, o evento sediará os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (1º a 7 de setembro), o Campeonato Brasileiro de Vôlei (10 a 21 de setembro), o Mundial de Basquete Master (24 a 28 de setembro) e o 1º Campeonato Brasileiro de Air Badminton (29 de setembro a 1º de outubro). Outras competições importantes são o Beach Soccer e o Frescobol Nacional (2 a 5 de outubro), o Futevôlei (8 a 12 de outubro), o Rei e Rainha do Mar (12 de outubro) e o Beach Wrestling (16 a 18 de outubro). O evento também contará com os Jogos de Verão da OAB (17 e 18 de outubro), a Aquarace (15 a 19 de outubro), o Open de Polo (25 e 26 de outubro), o Beach Tênis (20 a 26 de outubro) e o Global Tour (30 de outubro a 9 de novembro). Além das disputas esportivas, o local terá uma estrutura para apresentações culturais e artísticas, uma Mostra de Artesanato, o Circuito Empreender e uma Praça de Alimentação.