O atraso na coleta de lixo no bairro de Camaçari, em Lucena, motivou um protesto inusitado na manhã desta quinta-feira (18). Após uma semana sem recolhimento regular, moradores reuniram os sacos acumulados em frente às casas e os levaram em carreata até a porta da prefeitura.
De acordo com os moradores, a coleta deveria ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, mas o serviço não foi cumprido conforme o calendário. “Ontem fez uma semana da falta de coleta de lixo, e os moradores ficam sem saber o que fazer. Na rua principal de Camaçari teve recolhimento, mas não entrou no bairro”, relatou Adriana Melo.
A situação, segundo eles, tem piorado com o lixo espalhado por animais e catadores, causando mau cheiro e sujeira nas ruas. “Aqui em Camaçari parece até de propósito”, disse a moradora Ioná Mariano.
Com o lema “Já que a limpeza não vem, o lixo vai!”, os manifestantes afirmaram que essa foi apenas a primeira de uma série de ações de pressão. Pouco depois do protesto, equipes da prefeitura retiraram o lixo acumulado na frente do prédio público.