O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) explicou como se deu o diálogo com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nesta terça-feira (9) que contou com a sua presença e do senador Veneziano Vital do Rêgo dentre outros nomes em defesa do setor sucroalcooleiro nordestino. Em conversa com a reportagem do Portal WSCOM, o parlamentar explicou o cenário que vem impactando negativamente o setor produtivo desde a imposição do tarifaço aos produtos e insumos brasileiros pelo governo norte-americano.
Segundo Ruy, a Região Nordeste contava com uma cota de exportação de 200 toneladas para os Estados Unidos por produtor com taxa zero desde 1962. O deputado explica que a taxação atinge negativamente milhares de famílias, “Essa taxa zero para os Estados Unidos ajudava muito, agora virou um grande problema”.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Carneiro estima que o prejuízo causado pelo tarifaço fique na ordem de 276 milhões de reais por ano. O parlamentar explicou que o pleito atual é para que o Governo Federal garanta um subsídio temporário para garantir que a solução seja corrigida enquanto não é plenamente sanada a questão das taxas impostas por Donald Trump.
“Logicamente, se essa taxa for encerrada, tá resolvido. Se ela for diminuída, diminui o prejuízo, mas é você ter um subsídio até quando esse assunto se resolver. Nem o presidente acredita que isso vai ficar dessa maneira para sempre”, explicou Ruy.