Uma delegação com mais de 60 artistas nordestinos está na cidade de Lille, na França, para o Festival Internacional do Forró de Raiz. O evento, que acontece de quinta-feira (11) a domingo (14), faz parte da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França e tem como principal objetivo fortalecer a candidatura do forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Consórcio Nordeste, o Governo Federal e diversas instituições francesas, como o Lille 3000 e o Museu de Belas Artes de Lille.
Além de uma série de shows, o festival inclui oficinas, exposições, rodas de conversa e a segunda edição do Fórum Internacional do Forró de Raiz. O momento mais importante será a assinatura de um protocolo de intenções entre os nove estados do Nordeste, que visa reforçar o processo de reconhecimento.
Segundo o governador João Azevêdo, a Paraíba tem liderado a candidatura em âmbito nacional desde 2023, com o apoio do Iphan. “Buscamos consolidar a candidatura do forró e garantir que essa grande expressão cultural brasileira também seja reconhecida internacionalmente”, afirmou.
O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, destacou a importância da internacionalização do ritmo: “A transformação do forró em patrimônio da humanidade gera um impacto positivo não só para a cadeia produtiva, mas vai fortalecer cada vez mais a presença da cultura nordestina no mundo”.
Após a assinatura do protocolo em Lille, o processo de reconhecimento nacional pelo Iphan continua no Brasil. A próxima etapa é a produção de um dossiê técnico, seguido pela criação de uma estratégia de salvaguarda para garantir a continuidade e vitalidade do bem cultural. Somente depois de todas essas etapas o Brasil, por meio do Iphan e do Ministério da Cultura, pode apresentar a candidatura oficial à Unesco.
Programação do festival
- Quinta-feira, 11/09: Cerimônia de abertura, assinatura do protocolo e coquetel.
- Sexta-feira, 12/09: Fórum Internacional do Forró de Raiz, mostra audiovisual e shows de Del Feliz, Mestrinho e outros.
- Sábado, 13/09: Oficinas de sanfona, literatura de cordel e xilogravura. Shows de Santanna, o Cantador, Elba Ramalho e Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.
- Domingo, 14/09: Oficinas de dança de forró, plenária final do Fórum e shows de Alexandra Nícolas, Messiê Forró e outros.