Três décadas após sua morte, o ex-governador Antônio Mariz foi lembrado em uma solenidade realizada nesta terça-feira (16), no auditório da OAB, em João Pessoa. O encontro reuniu familiares, autoridades políticas e amigos próximos, que prestaram tributo à trajetória do político paraibano, reconhecido pela postura ética e pelo compromisso social.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Na ocasião, foi apresentada uma plaquete com o título “Antônio Mariz – Homem Público e Político de Conduta Exemplar”, reunindo depoimentos sobre sua vida pública e pessoal.
Filha do ex-governador, Adriana Mariz destacou a emoção da família em ver a memória do pai preservada.
“É um reconhecimento misturado com muito afeto. Então, todas as pessoas que estão aqui hoje, nós vivemos muitas histórias juntos, na época da Ditadura Militar, pessoas que ajudaram a formatar o programa político dele. E para gente como família é uma emoção tão grande, encontrar esses amigos e sentir que esse afeto permanece intacto, essa lembrança dele permanece intacta no momento tão conturbado da vida pública do Brasil.”
Ela também lembrou o legado deixado por Mariz: “É o exemplo. Eu acho que esse foi o maior legado que ele deixou, foi essa paixão pelo Nordeste, pela Paraíba, pela justiça social, pela igualdade, pela inclusão, o olhar para os os pequenos, os vulneráveis, sabe? Essa escuta que ele tinha, com as pessoas que não tinham, com quem se valer. Então, acho que esse foi o maior legado e principalmente a questão ética, íntegra. Meu pai era muito íntegro.”
O jornalista Walter Santos, que organizou a homenagem, revelou planos de ampliar o resgate da memória de Mariz.
“Nós estamos diante de uma projeção de continuidade dessas ações em memória, de grande reconhecimento ao significado da vida e obra de Antônio Marques da Silva Mariz. Estaremos buscando meios para patrocinar um documentário que vai se chamar ‘Antônio Mariz – A utopia do Sertão’. Mariz vive e tudo que ele fez nos é hoje como referência para sempre. Diversos depoimentos históricos.. Viva Mariz.”
Reconhecimento político
O deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ressaltou a relevância de Mariz para a história política do estado:
“É uma justa homenagem a toda a vida política, a trajetória de Antônio Mariz que deixou um vácuo na política não só da Paraíba, mas do Brasil, um estadista, uma pessoa extremamente ética, não é, que lutou pelo pelos direitos dos mais humildes, dos mais pobres. […] Tenho certeza que a seria outra, teria avançado muito se o Mariz tivesse tido saúde para continuar como governador do Estado da Paraíba.”
A ex-deputada Francisca Motta também se emocionou ao relembrar a convivência com o ex-governador:
“Então, antes de eu elogiar Mariz como político, eu gosto de elogiar como cidadão pelo respeito que ele tinha às pessoas, quando falava no agricultor, ciganos, trabalhadores, ele foi o primeiro a assinar carteira dos trabalhadores em Sousa. […] Então, eu conheço Mariz, além de conhecer os valores como político, por tudo que ele passou e tudo, a grandeza dele, eu conheço como cidadão mesmo, como pessoa humana, muito humana, muito justo. Mariz era muito justo. Ele hoje nos faz muita falta.”
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, Harrison Targino, reforçou a importância da homenagem realizada no auditório da instituição:
“O resgate da memória de Mariz é o resgate da luta pela democracia, da verticalidade no trato com a coisa pública e dos exemplos que deu Mariz como representante do povo, como cidadão, como advogado, promotor, político que foi em sua trajetória, é relembrar a memória paraibana e valores, que serve de estímulos para empunhar as boas bandeiras. […] Mariz foi advogado, promotor e sempre esteve nas relações… e é, portanto, sempre um nome lembrado, por isso a OAB se sente muito gratificada pela escolha do seu auditório para fazer se essa homenagem à memória e à pessoa de Antônio Mariz.”