Todas as atenções se voltam para o STF diante do início do processo de julgamento do núcleo 1 do rumoroso processo condenando responsáveis pela tentativa frustrada do Golpe de 8 de Janeiro, a partir do ex- presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar o frustrado movimento golpista amplamente divulgado.
A dados dos dois primeiros dias de pronunciamento dos advogados dos envolvidos na semana, a partir do ex-presidente, todos apresentaram desqualificação das acusações negando envolvimento o que, a partir da PGR, da AGU e da PF as instituições apresentam de participação real dos citados. A sociedade civil, aliás, guarda as imagens da tentativa de destruição dos três Poderes.
O fato é que o conjunto dos advogados focou cada um à sua maneira expondo na Defesa contra o Mauro Cid, delator responsável, contestando as inúmeras revelações, razão pela qual esse núcleo contesta provas e reage contra a posição do ministro Alexandre de Morais.
Na prática, o Colegiado do STF passará na próxima semana a construir o veredicto da Corte diante do primeiro núcleo devendo não mudar o encaminhamento diante de provas e depoimentos, mesmo com a reação contrária dos acusados.
NOVO GOLPE EM CURSO
O fato é que paralelamente ao julgamento do ex-presidente e todos acusados de Golpe parte expressiva da ultra-direita representada pelo PL, União Brasil e Republicanos querendo consolidar a Anistia de todos os envolvidos em 8 de Janeiro.
Na prática, significa mais uma tentativa de implosão das decisões do Supremo – o que se traduz em tentativa de novo Golpe.
A sociedade precisa reagir.
DEMOCRACIA SEMPRE
O fato é que dentro e fora do país tudo acontece na conjuntura com a Democracia abrigando todos as tendências políticas e ideológicas.
Retrocesso nunca mais.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”