O governador João Azevêdo (PSB) segue em recuperação após cirurgia para retirada da vesícula biliar, realizada na noite de domingo (24), em um hospital particular de João Pessoa. De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (25), o procedimento transcorreu normalmente e o chefe do Executivo estadual já apresenta evolução satisfatória.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo os médicos responsáveis, João caminhou pelo quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e já conseguiu se alimentar. “O governador já andou pelo quarto pela manhã, se alimentou e está muito bem”, declarou o médico Fúlvio Petrucci. Ele acrescentou que a condição de saúde do governador “é muito boa, o que facilita a recuperação” e que os exames recentes mostram função cardíaca absolutamente normal.
Recuperação deve durar duas semanas
O médico Ítalo Kumamoto destacou que a recuperação pós-operatória pode se estender por até duas semanas. Nesse período, João Azevêdo deve manter parte das atividades de governo de forma remota, em sua residência.
“Ele precisa de um processo de recuperação que deve durar, pelo menos, as próximas duas semanas. Possivelmente poderá desempenhar muitas das atividades em casa, hoje com a tecnologia. Logo, logo, poderá voltar às atividades normais”, afirmou o médico.
Alta em avaliação
A equipe médica informou que a permanência do governador na UTI é apenas para observação e que a expectativa é de alta para um quarto comum nas próximas horas, a depender da reavaliação clínica. Um boletim divulgado ainda na noite de domingo já havia adiantado que João estava acordado, com dieta liberada e previsão de alta hospitalar em até dois dias.
O governador foi diagnosticado com cálculo na vesícula, responsável pelas dores abdominais que motivaram a internação. A cirurgia foi considerada de baixa complexidade.