A deputada estadual Cida Ramos, presidente do Diretório do PT na Paraíba, afirmou que o partido está aberto a apoiar o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) nas eleições de 2026, mas destacou que a decisão cabe ao próprio emedebista. A declaração foi dada nesta segunda-feira (25), em entrevista ao programa CBN João Pessoa, após reunião com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.
O encontro da deputada com Edinho foi o primeiro desde que ele assumiu a presidência nacional do partido. “Foi uma reunião muito importante. A gente discutiu a conjuntura nacional, a importância de intensificar a luta pela soberania nacional e cada presidente estadual apresentou um relatório do que ocorre em seus estados. A deliberação é que nós vamos aprofundar esse quadro político da Paraíba”, afirmou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Cida reforçou que a definição sobre alianças na Paraíba depende do alinhamento entre o governador João Azevêdo (PSB) e o presidente Lula (PT). “Nós estamos no aguardo de algumas definições políticas. O PT está se organizando como partido e está preparando a militância. Nós vamos iniciar uma série de discussões e debates internos, plenárias. Eu já estou visitando os municípios, fazendo uma primeira discussão. A gente espera que brevemente a gente possa ter uma posição sobre o apoio aqui na Paraíba”, acrescentou.
Sem candidatura própria no radar
Questionada sobre a possibilidade de o PT lançar candidatura própria ao governo ou ao Senado, Cida minimizou a chance. “Nesse momento, eu acho bem difícil uma candidatura própria, mas descartado na política não existe. Tudo é possível dependendo do quadro que se apresente aqui na Paraíba do ponto de vista de quantas candidaturas nós vamos ter. Mas, à princípio, nós temos uma posição de caminhar unificado com os aliados nacionais que estão no campo do governo João Azevêdo”, disse.
Apoio a Veneziano depende de definição do senador
Na avaliação da dirigente, a situação do Senado gera maior indefinição, já que Veneziano, mesmo na oposição ao governador João Azevêdo, é aliado de Lula em Brasília.
“Existe uma disposição muito grande do apoio ao senador Veneziano. Agora, quem tem que resolver essa questão não é o PT, é o senador Veneziano. Ele tem dito insistentemente que fará campanha para o presidente Lula e nós estamos com disposição de fazer a campanha do presidente Lula, do Governo do Estado e dos senadores, dentre eles, Veneziano. Agora, ele é quem precisa responder como é que fica a situação dele. O PT não pode resolver ou falar pelos aliados e de como vai resolver as questões internas dos partidos que estão com candidaturas e que são aliados do governo Lula. Essa é uma deliberação que eles precisam tomar”, declarou.