União Brasil e PP oficializam federação nacional; disputa pelo comando na Paraíba segue indefinida

Efraim Filho e Lucas RIbeiro

O União Brasil e o Progressistas formalizaram, nesta terça-feira (19), a criação da Federação União Progressista (UPb), que passa a ser a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, além de 15 senadores. O ato ocorreu em Brasília e consolidou a aliança entre as duas legendas, que juntas também somam seis governadores, 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A direção nacional será compartilhada entre o senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil). Atualmente, a federação também controla quatro pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Integração Nacional e Comunicações (comandadas por indicados do União Brasil) e Esporte (sob o PP).

Indefinição na Paraíba

Na Paraíba, no entanto, a escolha sobre quem assumirá o comando da federação segue indefinida. O grupo ligado ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) reivindica a liderança, apoiado na eventual candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo do Estado, diante da expectativa do governador João Azevêdo (PSB) sair para disputar o Senado em 2026.

O senador Ciro Nogueira reforçou esse movimento ao saudar Lucas como “futuro governador da Paraíba” durante a convenção nacional do Progressistas, gesto interpretado como sinal de apoio da cúpula nacional do PP ao grupo dos Ribeiro.

Por outro lado, o senador Efraim Filho (União Brasil) aposta que terá a preferência, sustentando alinhamento mais direto com a política nacional da federação. Ele defende que a decisão sobre o controle da federação na Paraíba pode ser tomada apenas em 2026, com base na competitividade eleitoral de quem estiver melhor posicionado na disputa pelo governo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso