PF cumpre mandados contra suspeitos de corrupção eleitoral em Cruz do Espírito Santo

Operação investiga suposta compra de votos nas eleições de 2024

Policial federal / Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (17), três mandados de busca e apreensão em Cruz do Espírito Santo, município da Região Metropolitana de João Pessoa, em uma operação que apura crimes de corrupção eleitoral ocorridos nas eleições de 2024. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita.

De acordo com as investigações, os alvos são suspeitos de oferecer ou prometer vantagens em troca de votos durante o pleito. A legislação brasileira considera corrupção eleitoral o ato de dar, oferecer, prometer ou receber, para si ou para outra pessoa, qualquer benefício — como dinheiro, bens ou favores — em troca de apoio eleitoral. Não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida para que o crime se configure.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A pena prevista para quem comete o crime de corrupção eleitoral varia de um a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa que pode chegar a quinze dias-multa. Mesmo práticas comuns em períodos eleitorais, como a promessa de empregos, cestas básicas ou materiais de construção, são consideradas tentativas de compra de votos e comprometem a lisura do processo democrático.

O material apreendido nesta quarta-feira será analisado para auxiliar na coleta de provas. A Polícia Federal informou que novas diligências serão realizadas para identificar todos os envolvidos no esquema e aprofundar as investigações.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo