Política

Datafolha: Maioria dos brasileiros reprova Trump por tentar interferir em julgamento de Bolsonaro


31/07/2025

Portal WSCOM

A tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interferir no julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) não foi bem recebida pela maioria da população brasileira. É o que revela pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31). 57% dos entrevistados consideram errado o pedido feito por Trump, que defendeu o fim do processo contra o ex-presidente brasileiro em carta enviada ao governo Lula, em meio à polêmica sobre tarifas impostas ao Brasil.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

36% disseram concordar com a posição do norte-americano, enquanto 7% não souberam responder.

Entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, dois em cada três (66%) concordam com o gesto de Trump, e 28% são contrários. Já entre os que votaram em Lula, a discordância é ainda mais expressiva: 82% rejeitam a postura do presidente dos EUA, contra 13% que o apoiam; 5% não opinaram.

O levantamento foi feito com 2.004 pessoas acima de 16 anos, em 130 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A manifestação de Trump, feita em carta pública, ocorre no momento em que seu governo ameaça aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, pressionando por uma reação do governo Lula ao processo judicial contra Bolsonaro. O ex-mandatário é réu por envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e está sob medidas cautelares determinadas pelo STF.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.