A 31ª ediação do “Grito dos Excluídos e Excluídas” acontece neste domingo (7) em João Pessoa, marcando o Dia da Independência politizado na capital. Neste ano, a mobilização ocorrerá de forma unificada com o Movimento pela Soberania e Democracia.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A concentração vai acontecer no Parque da Lagoa, às 9h, com saída prevista após o desfile cívico ofial, às 12h. Após esse momento, o ato seguirá pela Avenida Beira Rio. O movimento ocorre em todos os 23 estados brasilerios e no Distrito Federal, com mais de 30 cidades mobilizadas.
De acordo com os organizadores, o momento será marcado pela união de movimentos sociais, sindicatos, coletivos culturais, partidos e lideranças políticas. O “Grito dos Excluídos e Excluídas” também contará com apresentações musicais de grupos como Maracastelo, Pé de Elefante e Baque Mulher.
Nesta edição, que tem como tema “7 de Setembro do Povo – quem manda no Brasil é o povo brasileiro”, o movimento adotou as cores da bandeira nacional – verde, amarelo, azul e branco – e tem como pautas principais a defesa da vida, da democracia, da justiça social e da soberania nacional, além de reforçarem a oposição à anistia dos condenados do ataque de 8 de janeiro.
Outras discussões como o Plesbicito Popular que defende a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a taxação dos super-ricos e fim da escala 6×1 também serão defendidas.
A caminhada também será uma resposta direta à mobilização da direita que acontece no mesmo dia, no período da tarde. A confirmação foi feita pela deputada estadual Cida Ramos (PT) e pelo presidente municipal do partido, Josenildo Feitosa.
O encontro da oposição acontecerá às 15h da tarde, reunindo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A convocação foi feita pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e pelo vereador Carlão Pelo Bem (PL) e terá como pauta a defesa de Bolsonaro, da liberdade de expressão e do Estado Democrático de Direito.