Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Internacional

Resumo: Governo Lula entra na mira principal da extrema Direita e do Neoliberalismo por liderar nova fase do Multilateralismo global


25/07/2025

Presidente Lula participa de encontro com líderes internacionais no Chile e compara avanço do extremismo à ascensão do nazismo.

Mesmo com ações efetivas do Governo brasileiro em buscar abrir negociações com o Governo Trump tendo nesta sexta-feira presença de grupo de senadores em Nova York forçando abertura de entendimentos com autoridades americanas, todos os indicativos apontam para a inexistência de interesse do presidente Donald Trump de qualquer abertura visando gerar novo processo.

Este é o saldo da realidade comprovada por muitos interlocutores brasileiros presentes em diferentes ambientes americanos em que, como resumo, o governo Lula está no alvo de todo o movimento extremista de Direita liderado pelo atual governo Trump e Netanyaru pela liderança do presidente brasileiro na conjuntura global.

São muitos os fatores a motivar essa reação ideológica clara internacional de enfrentamento ao Líder brasileiro, muito além de condenar o genocidio em Gaza e as diversas guerras no mundo, Lula atrai a ira direitista por liderar na atualidade o Brics na sua missão de consolidar o Multilateralismo fulminando na essência com a predominância do dólar nas negociações no mundo.

Trump age movido ainda pelo incentivo localizado de direitistas brasileiros que, na prática, se insurgem contra o Brasil agindo de forma anti-patriota para tentar legitimar processos políticos internos no qual o líder sul-americano reage com firmeza e amplo apoio da sociedade brasileira.

O fato é que os próximos dias são de desafios e enfrentamentos em que o Brasil precisa agir com determinação buscando construir pontes e negociações mesmo sabendo que não este não é o interesse do presidente americano.

Lula cumpre papel histórico na construção da resistência democrática porque, também na prática, a Democracia global anda ameaçada justamente por quem fez história na defesa dessa mesma Democracia e hoje dá as costas.

Eis o resumo da ópera.

ÚLTIMA

“Quem sabe / faz a hora”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.