Não há na vida de qualquer sociedade, quer seja em Taywan, Liverpool ou Torrelândia – quando se trata de conquista coletiva-, que não seja pela luta do que se acredita e se tem como legitimidade nas reivindicações. É isso o principal aprendizado, sobretudo em sociedades democráticas.
A tese despretensiosa serve apenas para constatar a realidade inversa dos setores produtivos, especialmente paraibanos, mergulhados numa dura política tributária, asfixiante e imposta de guela a baixo a partir de amparo e autoria do Congresso Nacional, porquanto não há defesa à altura das causas do segmento.
Há sim, podem dizer muitos, apontando para as grandes siglas do patronato, entidades importantes – não duvidamos, mas afeitas muito mais aos conchavos e brilho de poucos, enquanto celebridades, do que a defesa intransigente em si de quem gera emprego e renda.
E se a causa justa a se defender partir de segmentos do empresariado médio até o micro, então nem precisa falar em tamanha falta de defesa porque nem nos parlamentos nem nas entidades representativas de classe há quem se possa ver ultimamente como defensor intenso dessas instâncias vitais para a nossa economia.
Agora mesmo, consuma-se como órgão gestor da política tributária a Secretaria da Receita Estadual – forjada em gabinetes e análises técnicas sem que, na ponta, tenha-se sabido da presença de representantes do setor produtivo para ajustar as operações evitando-se, ao final,a imposição da falência pela severidade da lei em face da dificil realidade econômica devendo gerar mais desemprego.
Uma única voz não se ouve apelando para o bom senso da negociação, ao invés do mero arbítrio. A economia reage lentamente, mas o olhar de águia acima não tem pena porque a parte afetada vive órfã, sem defesa à altura.
PP anuncia apoio ao PT
O deputado federal Enivaldo Ribeiro concluiu a série de visitas às convenções do PP no interior do Estado durante o fim -de- semana, com uma decisão tomada: vai apoiar Cozete Barbosa em Campina Grande.
O vice, como já haviamos antecipado, recai sobre Pedro Ribeiro, seu filho.
Equipe de Cícero
Está programado para hoje, a partir das 9 horas, no Centro Administrativo, em Água Fria, o anúncio dos ajustes na equipe de auxiliares para dar evasão a acordo político-partidários.
Ontem, o presidente do PP, Marconi Paiva, informava que manteve a indicação do empresário José Everaldo na nova equipe de Cícero e confirmava o anúncio.
Decisões especiais
A semana prevê no TJ e no TRE duas decisões pra lá de importantes: a que trata ainda da vaga do Tribunal de Contas reivindicada pelos auditores; e o voto de desempate sobre reexame das urnas em Campina Grande.
Nos dois casos, os votos são do des. Antonio de Pádua.
Frei Anastácio, opção de vice de Avenzoar
O PT em João Pessoa já admite a hipótese de ter chapa própria com a indicação de um nome para vice de Avenzoar Arruda na disputa pela Prefeitura local.
O coordenador da campanha, deputado Rodrigo Soares, admite que o deputado Frei Anastácio surge como nome forte para essa nova hipótese.
Vital quer intervenção
O deputado estadual Vital Filho informou, ontem, que protocolará, hoje, duas ações no PDT Nacional: a primeira, pedindo intervenção no Estadual e, a segunda, propondo a indicação de um observador nacional para acompanhar os problemas na Paraíba.
Há, ainda, ações na Justiça para acesso à ata.
Crise no Curimataú
O governador Cássio Cunha Lima precisa levar em conta o clima de insatisfação, hoje, registrado a partir de Pedra Lavrada por um dos principais apoios políticos no Curimataú, o prefeito Tinan Vasconcelos.
Entre triste e decepcionado, Tinan não engoliu ainda a indicação para o Hospital de Picui de diretor diferente do compromisso assumido pelo governador com sua esposa Ângela, ex-diretora.
UFPb promove debates decisivos
O Campus I, de João Pessoa, sedia de manhã e à noite dois debates entre os professores Rômulo Polari e Orlando Vilar, candidatos a Reitor da UFPb, às vésperas da votação na próxima quarta-feira.
O apoio dos ex-candidatos Maria José e Luiz Renato deu reforço eimpacto à candidatura de Polari, assim como o anúncio do presidente do DCE a Orlando Villar.
A disputa é visível, mesmo com tendência eleitoral pró Polari.
Umas & Outras
… A Rede Globo Nordeste, sediada em Recife, nao tratou à altura a importância do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, durante a cobertura dos festejos juninos na véspera do Dia dos Namorados, sábado.
…Deu mais ênfase a Fortaleza, Maceió, Salvador e São Luiz – nem de longe rivalizando com Campina Grande.
…Ficou evidente, mais uma vez, o vínculo maior com Caruaru, terra de São João, que Campina faz tanto quanto melhor.
… No camarote, sábado, o Ministro Olivio Dutra não quis falar de política. Com aquele Bigodão espantou os repórteres autênticos.
Última
“Tuas idéias não correspondem aos fatos/ o tempo não pára…