Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Tecnologia

Pela 1ª vez, o Nordeste oferece ao universo científico nacional a força do conhecimento da pós-doutora da UFCG, Francilene Garcia, agora no comando da SBPC


08/07/2025

Francilene Garcia será a primeira nordestina a comandar a SBPC, principal entidade científica do Brasil.

É uma questão só de tempo, de dias exatamente, para o cenário científico do Brasil passar a conviver a partir do dia 17 de Julho próximo com a professora e pós-doutora da UFCG, Francilene Garcia, no comando e / ou presidência da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A rigor, a posse da nova diretoria acontecerá dentro da 77ª Reunião Anual da SBPC, este ano programado para a UFRPE, em Dois Irmãos, de 13 a 19 de julho, atraindo as discussões globais mais atualizadas sobre a conjuntura da ciência e tecnologia unida à educação na essência forjando um dado especial: Francilene Garcia será a primeira cientista oriunda do Nordeste – Campina Grande especificamente – e a quarta brasileira.

O ápice

Quem acompanha a cena dos debates sobre políticas universitárias e públicas no País, a partir do Estado da Paraíba, se acostumou há tempo a saber da performance diferenciada da professora doutora da UFCG, ex-presidente da Fundação Parque Tecnológico e ex-Secretária de Ciência e Tecnologia.

Neste último caso, quando secretária chegou à condição de ser líder e/ou presidente do Fórum brasileiro de secretários da Ciência e Tecnologia dado seu conhecimento e habilidade reconhecidos para representar esse ilustre núcleo do pensamento nacional.

Ao longo da vida, Francilene Garcia só fez crescer compondo os mais representativos espaços do debate nacional sobre C&T, agora alcançando o espaço mais significativo do segmento.

Origem com mestres

Ela para chegar onde chegou, precisou “beber da fonte” de grandes pensadores da área, a exemplo do professor Telmo Araújo – nome identificado com a sabedoria científica em Campina Grande,
Terra que abriga o mais importante professor investidor paraibano em conhecimento de C&T – o imortal

Ex-reitor da UFPB, professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, sem igual. Foi ele responsável pelas mudanças e investimentos sócio-culturais que mudaram o rumo da educação universitária na Paraíba e no País.

O que é e o que faz a SBPC

Como consta no espaço de apresentação pública, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil”.

Tem mais: “desde sua fundação, em 1948, com sede em São Paulo, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País”.

É este ambiente, a partir de julho em diante que vamos ouvir muito falar das ideias e propostas inovadores vinculadas ao DNA reluzente da cientista Francilene Garcia, orgulho do saber científico nacional.

Vai enfrentar debates acalorados diante da conjuntura global afetada com a influência do pensamento conservador em escala inimaginável a afetar todos os segmentos da sociedade global, onde a luz da SBPC se faz indispensável ao esclarecimento oportuno geral.

De nossa parte, ampla, geral e irrestrita cumplicidade. Como diria o Chacrinha, “ela merece”.

Última

“Cada um dá o que tem”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.