Sociedade
O MEGALOMANÍACO
17/05/2025

Não é difícil identificar um megalomaníaco. Ele costuma exigir que seja exageradamente reverenciado, com manifestações comportamentais delirantes, fantasiando situações em que procura se colocar como alguém com poder inabalável. Tem mania de grandeza. Acredita que todo mundo o enxerga como um salvador, o insubstituível, o inigualável. Tem fascínio por si próprio. É um transtorno de personalidade.
Seu ego é alimentado pela bajulação. Por isso mesmo, acha que todos estão abaixo dele. Geralmente é uma pessoa insegura e usa da agressão verbal e da imposição das suas vontades como estratégia para manter a sua falsa onipotência. Quando se vê ameaçado, não tem qualquer constrangimento em prejudicar quem se colocar no seu caminho. Costuma agir por impulso, demonstrando fragilidades emocionais que, de certa forma, chegam a afetar a imagem que busca criar sobre si mesmo.
Tem muita dificuldade em conviver com frustrações. Presunçoso, recusa aprender com seus próprios erros e corrigir suas falhas. Jamais admite culpa, apontando o dedo para outras pessoas, em relação aos seus deslizes. Tem complexo de superioridade. Narcisista, vive se gabando e exaltando suas qualidades, mesmo que enganosas. O quadro patológico da megalomania é obstinadamente negado pelo próprio sujeito,
Tudo o que foi dito acima, reflete o perfil dos ditadores. O político vocacionado para a tirania torna-se paranóico e identifica inimigos em toda parte. Faz o papel de vítima quando flagrado em ilícitos, transferindo a responsabilidade para outros, sejam adversários ou, até mesmo, subordinados. Exercita o poder impondo medo. Aparentando ser um democrata, atua na base do autoritarismo, sempre em oposição à ideia de harmonia, provocando conflitos. Vive na ilusão da onipotência humana, exercendo o poder em confronto direto com a realidade.
A História universal está cheia de exemplos desses ditadores megalomaníacos. Mas a História brasileira também. Quando observamos a movimentação política contemporânea em nosso país, distinguimos personalidades que se encaixam bem na definição do megalomaníaco.
Rui Leitão
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.