O bem coletivo do Estado

Os paraibanos tiveram uma semana atípica. As chuvas, além dos transtornos, geraram mobilizações e movimentações de políticos para atender os desabrigados e comemorar o armazenamento de água que durante anos foi regado em algumas regiões.

O açude de Boqueirão, que estava em colapso, quase secando, após mais de dez anos está prestes a sangrar e garantir o abastecimento de água de toda a região do compartimento da Borborema, por mais alguns anos e até mesmo enfrentar outra seca rigorosa.

As chuvas, a exemplo da seca, está fazendo com que o Nordeste seja foco central das ações emergenciais do Governo Federal, que já acionou os principais ministérios para entrar em ação. O Ministério das Cidades, por exemplo, anunciou a liberação de R$ 20 milhões para atender 45 cidades atingidas pelas chuvas em todo o País.

A ação governamental já começou, no sentido de distribuir alimentos, agasalhos, no atendimento à saúde e na execução de obras de reconstrução de infra-estrutura para acabar com o isolamento de alguns municípios.

No entanto, os problemas e as vantagens ocasionados pelas fortes chuvas não serviu para acalmar os ânimos dos grupos políticos adversários que insistem em continuar se digladiando, permanecerem em um ringue. Quando, na realidade, deveriam aproveitar o momento para uma trégua, uma aliança de solidariedade em favor da Paraíba, sem discriminações, rancores e muito menos ressentimentos. Afinal, o desenvolvimento do Estado, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população fará bem a todos os lados, e não só a um, como muitos pensam.

Porto Seguro

O Ministério dos Transportes anunciou a liberação de R$ 2 milhões para fortalecer a segurança do Porto de Cabedelo. Os recursos garantirão a execução de obras de infra-estrutura que dotará o porto de melhor condições para navegação. Os serviços de dragagem, conforme anunciou a Companhia Docas da Paraíba, estão em fase final.

Ninho tucano

O ex-deputado estadual Robson Dutra está praticamente com o pé dentro do ninho tucano. Ele revelou que só que sua filiação ao PSDB está dependendo apenas de uma conversa com o governador Cássio Cunha Lima, que segundo ele, está para acontecer a qualquer momento.

Participação feminina

As deputadas estaduais Iraê Lucena e Olenka Maranhão, estão programando para os próximos dias uma reunião para mobilizar todas as mulheres que fazem parte das entidades que lutam em defesa dos interesses sociais. Elas querem que intensificar as ações do PMDB Mulher e colher sugestões femininas para elaboração do Programa de Governo do partido.

Combate à fome

O Programa Paraíba Sem Fome já iniciou a distribuição de alimentos em vários municípios paraibanos. Os coordenadores do evento priorizaram a distribuição nas localidades atingidas pelas chuvas e realizou ontem entregas de alimentos para famílias da comunidade de Pedro Velho, na área da Barragem de Acauã. Nessas áreas, além de mantimentos será distribuídos agasalhos.

Em rede nacional

Será exibido hoje, em rede nacional pelas emissoras de televisão, as inserções do Partido Verde. O deputado estadual da legenda na Paraíba, Sargento Dênis Soares, participou, em São Paulo, das gravações do programa e em sua participação destacou o crescimento do PV na Paraíba. Ele está muito otimista com a ampliação e fortalecimento do partido nas eleições deste ano.

Combate à propaganda

A Justiça Eleitoral entrou em ação durante à Micaroa. Um grupo de fiscais observaram todas as movimentações dos pretensos candidatos, tirando fotos e até filmando, o que eles consideram a realização de propaganda eleitoral subliminar. Principalmente as com frase que associam o nome do pretenso candidato e o próximo pleito. A partir de amanhã serão iniciadas blitzen para o coibir a propaganda antecipada, já que só é permitido a propaganda eleitoral a partir de 6 de julho. É bom os pré-candidatos tomarem cuidado, porque quem for pego descumprindo a legislação eleitoral será penalizado.

Força-Tarefa

A Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) está coordenando às ações emergenciais de assistência aos desabrigados das chuvas no Nordeste. Segundo informações do gerente executivo da Agência, Júlio Rafael, foi montada uma verdadeira força-tarefa para liberação de caminhões com mantimentos para vários municípios. O primeiros a serem atendidos foram Mulungu e Alagoinha. Mas, a ajuda deverá ser para todos.

Mudança na Legislação

O advogado Wilson Quirino reuniu-se esta semana com representantes dos movimentos ligados à questão da criança e do adolescente e teve seu nome cotado para disputar uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, com o apoio do deputado estadual Ricardo Coutinho. Quirino defende a mudança da legislação eleitoral para permitir que apenas `candidatos capacitados e engajados em movimentos sociais´ possam disputar pleitos eleitorais.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso