No sábado, agora posto, a Associação dos Magistrados da Paraíba registrou a vitória do juiz Marcos Salles, da Oposição, sobre a candidatura do desembargador Nilo Ramalho óbvio de Situação.
Pode parecer fato comum, mas não é. Ainda na proclamação do resultado, melhor dizendo logo depois em pleno sábado em determinado momento, alguns juizes reagiram com vaias à manifestação de pessoas vinculadas à Situação, de forma a consolidar fosso perigoso na relação entre membros do Judiciário.
Antes de qualquer juízo de valor é preciso entender a relação interna na magistratura paraibana, hoje registrando racha como nunca se imaginara. Pode até haver intenção em contrário, mas a realidade atual é de confronto de posições, como faz tempo não se registrara.
A base central é de princípio isto é confronto de interesses diferentes entre setores do Judiciário sobre modos de encaminhamentos sobre interesses diversos da categoria isto é precatórios, eleição da mesa diretora do Judiciário, etc mas há um dado básico em discussão, que é a forma de se relacionar com o Executivo governo do Estado.
Na ótica da nova ordem vencedora da eleição, o presidente do TJ, desembargador Plínio Leite Fontes tem postura muito conivente com o governador Cássio Cunha Lima em questões básicas, a exemplo dos precatórios e da independência do Judiciário do ponto de -vista orçamentária, em nível que não é assimilável pelo conjunto dos juizes.
Trocando em miúdos, a eleição de Marcos Salles não pode ser entendida como mais uma eleição. Nos últimos anos é a primeira manifestação que joga a categoria dos magistrados a uma relação de conflito e divisão como nunca havia se registrado.
Tanto que o presidente eleito, Marcos Salles, falou ontem em defesa de eleição direta para escolha dos dirigentes do TJ e, especialmente, da autonomia do Judiciário.
São matérias polêmicas, hoje sem abrigo constitucional, portanto, a merecer apreensão da sociedade paraibana porque constata clima de conflito perigoso nunca registrado no Judiciário.
Só que, há de fato uma nova ordem na relação representativa do poder magistrado.
Conflito feio
No sábado, dia de votação na AMP, tudo ia bem até que, na declaração do resultado, um juiz reagiu com energia elevada contra uma aliada do ex-presidente da AMP, desembargador Antonio de Pádua Montenegro, por reagir a manifestação de um magistrado, apaixonado pela causa vencedora.
Ao final, tudo acabou com uma vaia ao ex-presidente, que saiu irritado da sala.
Nesse particular, a nova ordem serviu de exemplo ruim neste momento da magistratura.
Traduziu exemplo inaceitável à quem se apresenta como vencedor.
Reação em curso
A campanha do candidato Ricardo Coutinho anuncia uma série de ações a partir de agora para se confrontar à manifestação organizada de seu principal adversário Ruy Carneiro no Guia e nas ações de campo.
Embora não queira antecipar, Ricardo quer surpreender para gerar condição de vitória.
Avenzoar inquieto
Para o candidato do PT, Avenzoar Arruda, as adversidades de sua campanha começam a ser ser superadas a partir desta semana com iniciativas a gerar repercussão, segundo ele, como nunca se registrou.
Para Avenzoar, as ações programadas no decorrer da semana são fortes e com condições de mexer na relação da disputa com as candidaturas.
Solon, secretário
Agora é verdadeiro, isto é, oficial: o advogado Sólon Benevides é o novo Secretário de Comunicação do Governo, conforme ato publicado no Diário Oficial.
Ontem, em entrevista na WSCOM, ele garantiu que o projeto da Secom sob seu comando é estreitar as relações do Governo com a sociedade.
Umas & outras
… O governador Cássio Cunha Lima chega quarta-feira de Portugal, onde foi fechar acordo para investidores chegarem para construir no Pólo Cabo Branco.
… A seleção paraíbana de basquete infanto-juvenil conquistou a quinta colocação no Campeonato Brasileiro de segunda divisão.
.. No sábado, acabei tomado de emoção no casamento de Alex e Juliana Di Paula, na Igreja de Santa Julia, no bairro da Torre.
… Em contexto diferenciado, os dois casaram sob o envolvimento de familiares e amigos durante cerimônia, como não é dado acontecer, com direito a interpretação de cânticos da Igreja, já que são jovens envolvidos com música na Paróquia.
… Juliana di Paula e Alex são dois jovens líderes na música religiosa como é capaz dos grandes talentos.
… Como familiar e fã fiquei e sai da igreja com os olhos tomados de pranto de emoção pelo valor cerimônia.
… Pádua, amigo de infância, também marcou presença.
… Os familiares dos Cândidos e Santos se fizeram presentes.
Última
Adoro um amor inventado…