Adriana Rodrigues (Interina)
As fortes chuvas que estão caindo em toda a Paraíba esfriou um pouco as movimentações dos partidos políticos em torno das eleições deste ano. A corrida pela sucessão municipal de João Pessoa deu uma brecada grande nos últimos dias. Após a reunião entre os caciques do PTB com o prefeito Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB, não foi verificado nenhum desdobramento diante do que foi discutido.
O critério da pesquisa para escolha do candidato do grupo governista parece que ficou referendada, mas sem o aval de partidos como PFL e PL, que não recuaram da idéia de lançarem candidaturas próprias para prefeito de João Pessoa. No entanto, sem grandes movimentações.
Os pré-candidatos da oposição também amenizaram um pouco suas mobilizações. Não se houve mais falar o que cada um deles está promovendo, com quem está conversando. Será, que tanto a situação , quanto a oposição estão esperando as chuvas passarem para , finalmente, entrarem em ação. Vamos continuar aguardando os desdobramentos.
Pânico geral
O risco de rompimento da barragem de Jandaiá, em Bananeiras, gerou pânico na população das áreas ribeirinhas que podem ser atingidas pelas águas. O temor atravessou a fronteira da Paraíba em direção ao Rio Grande do Norte e até a governadora potiguar, Vilma Faria, foi acionada. Parece que a situação ficou insustentável após o alto índice pluviométrico registrados ontem na região de Jandaiá, que foi mais de 100 milímetros.
Em retirada
A barragem de Acauã, em Itatuba, começou a sangrar às 8h45 de ontem, atingindo sua capacidade total de 253.142.247 de metros cúbicos dágua e motivando ações emergenciais da Defesa Civil para atender dezenas de famílias atingidas com os efeitos das inundações. Foi feito um trabalho junto às autoridades de Itabaiana, Salgado de São Félix, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita, para retirada urgente das populações que ocupam às margens do Rio Paraíba, abaixo da Barragem de Acauã. E haja água!
Estado de Calamidade
O governador Cássio Cunha Lima decretou ontem estado de calamidade pública na Paraíba, devido ao agravamento das chuvas e os desastres ocasionados em todo o Estado, com inundações, destruíções de casas e estradas, além do aumento crescente do número de mortos e desabrigados. A situação é crítica. Os prejuízos são incalculáveis. O decreto deverá ser publicado no Diário Oficial de hoje.
Liberação de recursos
A decretação do Estado de Calamidade Pública no Estado, além de ser algo imprescindível, também atendeu em cheio a uma reivindicação dos prefeitos das cidades mais castigadas pelas chuvas. Eles se reuniram ontem pela manhã na sede da Famup e enfatizaram que só através da homologação da Calamidade é que a Paraíba e, consequentemente, os municípios paraibanos receberão com maior urgência os recursos a serem liberados pelo Governo Federal.
Investida
Na solenidade de posse do novo Procurador de Justiça, José Raimundo, muito se conversou acerca do problema criado no TRE, notadamente o por quê de toda esta investida contra o atual Vice-presidente da corte eleitoral, desembargador Marcos Souto Maior. Falam que existem setores apreensivos com a firmeza do Souto Maior na condução de uma eleição disputada como será a de prefeitos.
Mobilização feminina
A deputada estadual Iraê Lucena está articulando para próxima terça-feira uma reunião com as lideranças femininas do PMDB. Nessa reunião ela pretende definir a composição da Comissão Provisória do PMDB Mulher na Paraíba, visando estimular a participação das mulheres nas eleições deste ano e dar as mobilizações da ala feminina do partido, que a exemplo dos jovens e demais segmentos precisa ter vez e voz.
Terminal Pesqueiro
O ministro da Pesca, José Fritsch, anunciou ontem que o Terminal Pesqueiro do Nordeste será na Paraíba. O ministro disse que o Porto de Cabedelo, já tem uma estrutura pronta para a instalação do projeto. O anúncio foi feito durante a participação de Fritsch noVI Simpósio Brasileiro de Carcinicultura, em Natal (RN), que está discutindo novas tecnologias de produção e a polêmica sobre degradação do meio ambiente envolvendo a produção de camarão. Vale ressaltar que o Estado do Rio Grande do Norte vinha travando uma queda de braços para ganhar o Terminal Pesqueiro, que é uma vitória para a cidade de Cabedelo e para Paraíba.
Umas & Outras
Os prédios localizados no Centro Histórico de João Pessoa são atingidos pelas chuvas. Esta semana três já desabaram e 11 estão com a estrutura comprometida. É uma pena um patrimônio como este tombar.
O deputado estadual Rodrigo Soares aguarda a formalização do convite para coordenação geral da campanha do PT na Capital. Tudo indica que ele aceitará o convite.
O prefeito Cícero Lucena anunciou que os projetos Folia de Rua e Carnaval Tradição terão apoio financeiro da Prefeitura Municipal este ano, através do Fundo da Cultura.
Já o governador Cássio Cunha Lima suspendeu o apoio do Governo do Estado aos festejos momesco e de um modo geral para priorizar o atendimento às vítimas das chuvas.
Hoje, às 20h00, no Terraço Cultural da API tem a prévia do Bloco Imprensados que sairá no Projeto Folia de Rua no dia 15 de fevereiro. Há um movimento para o resgate do bloco.