Efraim: única Oposição

Brasília – Não só pelo pronunciamento de ontem, que se insurgiu como repetência discursiva, mas pelo conjunto da ação política dentro e fora da Paraíba ao longo do atual mandato, o senador Efraim Morais, do PFL, se consolida como voz isolada e única a se apresentar como Oposição ferrenha ao Governo Lula.
    
A rigor é no plenário do Senado onde Efraim deita e rola sem dó nem pena do Governo petista. Agora, com o Caso Waldomiro, o parlamentar ocupa no vácuo deixado pelos demais líderes e partidos paraibanos a condição singular de opositor contumaz.
    
A posição de Efraim ainda vai dar muito o que falar. Não só pelo incômodo direto que cria ao Governo Federal na proporção gradativa do que também provoca aos seus aliados mais de perto na Paraíba – o governador Cássio Cunha Lima e o prefeito Cícero Lucena – ambos sem condições de endossar tal postura porque precisam de Lula.
    
Embora as lideranças paraibanas mencionadas no parágrafo acima falem pouco, ou quase nada, acerca desse desconforto é inteligível imaginar que o Governo Lula não se sente à vontade em saber que um dos mais ferozes opositores no Congresso é exatamente do estado da Paraíba, onde o governador Cássio sempre teve tratamento especial.
    
Há outros aspectos em torno do perfil assumido pelo parlamentar. Um deles bate diretamente na questão popular. Como inexiste partidos e lideranças na Paraíba ocupando espaços de Oposição forte, Efraim acaba atraindo para si a condição de ímã dos reclamos e reivindicações dos diversos segmentos no plano federal.
    
Este é o panorama contemporâneo em que, na proporção inversa da contenção e recuos produzidos pela maioria dos líderes políticos do Estado, sozinho, solto na buraqueira, como diz a molecada da Torrelândia, o senador do PFL constrói o futuro metendo medo até mesmo em aliados, em termos de ocupação de espaços e cargos.
    
É neste contexto que reside as inquietações, sobretudo de Cícero Lucena.
    
Enfim, a união
    
Fazia tempo, a bancada paraibana no Senado não agia tão coesa e uniforme, como ontem. Tudo aconteceu a partir de pronunciamento do senador Ney Suassuna exigindo o fim da bitributação aos Estados da Paraíba, Piauí, Minas e Espírito Santos quanto ao valor cobrado pelo gás.
    
Imediatamente, os senadores José Maranhão e Efraim se acostaram a Ney gerando o consenso.
    
PTB tem candidato
    
O Partido Trabalhista Brasileiro gerou, ontem, em Brasília outra novidade na cena política local. O presidente estadual, Carlos Dunga, anunciou que, depois de encontro com a cúpula nacional, o PTB lançará candidatos em João Pessoa, Campina Grande e outros 80 municípios.
    
Dunga disse que entre Marcondes Gadelha, Neroaldo Pontes e Tavinho Santos sai o candidato. A mudança de posição se deveu, segundo ele, ao fato do PSDB e PFL já terem seus candidatos quebrando o acordo de escolha a partir de pesquisa.
    
PT coeso
    
O deputado federal Luiz Couto correu, ontem, em socorro da conjuntura interna do partido em João Pessoa afirmando que não prosperará a tentativa de tendência denominada Articulação querendo rever a política de aliança com o PMDB.
    
– A decisão está tomada com condução do Diretório Nacional, portanto, vamos manter a aliança com os partidos da base de sustentação do Governo Lula – observou.
    
Disputa na Folia
    
Um dia (noite) depois do candidato Marconi Serpa ter produzido reunião com simpatizantes à sua postulação de presidente do Folia de Rua, ontem, Lucélio Cartaxo e Lis Albuquerque anunciaram composição entre eles como candidatos a presidente e vice.

Outro pré-candidato Jairo Madruga também se incorporou ao movimento `Folia Para Todos´.
    
Os dois receberam ainda o apoio de 15 dos 25 blocos do Folia totalizando 17 votos.
    
Umas & Outras    

… O Tribunal de Justiça derrubou, ontem, a gratuidade para portadores de deficiência nos transportes intermunicipais.
    
… Agora é chegada a hora de se apresentar à Assembléia Legislativa novo projeto-de-lei garantindo o benefício a essa gente decente portadora de deficiência.
    
… O presidente da Funesc, Temi Ribeiro, garantiu, por telefone, que o projeto `Seis e Meia´ está garantido para 2004 com alguns ajustes.
    
… Walter Aguiar não está mais no Ministério da Ação Social, que abrigou o da Segurança Alimentar. Ele agora convive com o Palácio do Planalto ao lado de Vicente Trevas dando suporte ao Ministro Aldo Rebelo, ex-companheiro de movimento universitário.
    
… A WSCOM – www.wscom.com.br – é site favorito em diversos computadores no prédio central da diretoria da CEF, na Capital Federal.
    
… O tempo esquentou, ontem, em Brasília. Tudo por conta de João Pessoa.
    
Última
    
` Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…´

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso