A prioridade política do governador Cássio Cunha Lima inteiramente tomada com a disputa em segundo turno na cidade de Campina Grande não tem aberto espaço para trato de outras estratégias, embora, no paralelo, já existam pessoas próximas do Chefe do Executivo falando na necessidade de alguns ajustes.
Antes de mais nada é bom não esquecer que Cássio não autorizou ninguém a processar estudos sem seu comando absoluto, mesmo assim sei de casos e pessoas inteiradas com a possibilidade de adequações.
Tudo tem a ver com o processo administrativo em si do atual Governo, razão pela qual há respostas políticas atreladas a esse desempenho governista, bem como ao saldo das urnas, que agora só esperam por Campina.
Já há, também, um preâmbulo sedimentado a partir dos números dos 223 municípios a consolidar internamente no Governo a tese de que, abstraindo grandes centros como João Pessoa, Cássio computa a ampliação de sua base política em 140 municípios.
Na prática, isso significa dizer que, dependendo de Campina, ele vai comemorar muito ou mais ou menos o saldo de todas as urnas juntas.
A partir de novembro, quando o tabuleiro estiver fechado, o governador passará a deflagrar processos em que setores do Governo devem sofrer moldagens ao cenário futuro que Cássio construirá em torno de sua candidatura à reeleição ou, noutra hipótese, na abertura de espaços para Cícero assumir tal candidatura. Entre eles há harmonia.
Além do aspecto político – partidário que precisará evidenciar para aproveitar aliados destronados com as eleições deste ano, ainda asssim existem nuances exclusivamente administrativas que certamente devem produzir mexidas localizadas.
Alguns dos peso-pesados não se cansam de dizer à Coluna que a partir de novembro a história se mantém a mesma, mas com adequações em processos e metas.
Ricardo: feriado em Angra dos Reis
O tempo de descanso do prefeito eleito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, no feriado prolongado não poderia ter sido melhor do ponto-de-vista da beleza natural.
Angra dos Reis foi a praia que ele e Aglaé (primeira dama) se serviram, ao aceitarem convite do senador Ney Suassuna.
Cássio esteve lá
Quando elegeu-se governador em 2002, Cássio e Silvia Cunha Lima também estiveram em Angra dos Reis para o período de relaxamento e lazer.
À época foram convidados pela família Rique, proprietária da rede de shoppings Iguatemy.
O deputado federal Ricardo Rique também esteve presente nas articulações e na recepção ao governador.
Conversa amena
Segundo o senador Ney, o tempo de Ricardo em Angra foi consumido com atividades de puro lazer, portanto, não priorizou conversas políticas.
– Foi tão bom para ele que seu celular passou o tempo desligado – comentou Ney em conversa com o Colunista.
Ele voltou a dizer que a prioridade foi o descanso.
PT Nacional dá as coordenadas
O Secretário de Articulação Nacional do PT Nacional, Glaber Naime, ligou para o vereador eleito Luciano Cartaxo informando que a orientação é do partido se aliar com legendas e lideranças da base aliada ao governo Lula.
-Glaber Naime foi direto na orientação do Diretório Nacional, portanto, vamos seguir à risca – afirmou.
Outra onda
Nos círculos do PT e João Pessoa circulou com frequência a informação de que o ex-vereador Júlio Rafael está construindo documento propondo posição crítica do partido em relação ao prefeito eleito Ricardo Coutinho.
Petistas de quatro costados diziam ainda que Avenzoar e Hamurabi andam sendo contactados.
O tom de Veneziano
A partir de agora, a campanha de Veneziano Vital ganha novo foco visando dar sentido abrangente na tática de conquistar mais votos.
Todos por Campina – é o mote central do que será produzido pela campanha, agora reforçada com vários instrumentos.
Lucas Sales – criador da idéia – diz que a ordem é atrair todos – donas-de-casa, trabalhadores, empresários, etc em torno de Veneziano.
Rômulo: crença em ações múltiplas
O candidato do PSDB no segundo turno em Campina, Rômulo Gouveia, faz fé no somatório das ações diversificadas em curso nos diversos bairros, localidades e segmentos.
– Estou confiante que essas atividades devam resultar em votos em favor de nossa candidatura – informou ele ao Colunista, por telefone.
Para o candidato, os contatos vão se manter até o último instante.
Umas & Outras
… O senador José Maranhão não participará da campanha de segundo turno em Campina Grande da forma como presumida e divulgada pelo governador Cássio.Foi ele próprio quem disse.
…Maranhão voltou a dizer em andanças por alguns municipios, onde foi festejar algumas vitórias ( Patos, Sapé, Cacimba, etc), que Campina é saborena demais para admitir intromissões.
…Revelou, entretanto, que empresta seu apoio a Veneziano de acordo com a orientação da cidade.
…O vereador Anibal Marcolino não pára de fazer política.
…Milanez deve ainda promover novidades. Aguardem.
Última
“Não adianta ir à igreja rezar/ e fazer tudo errado…