Combate à corrupção

A luta contra à corrupção eleitoral, ou melhor, a compra de votos, será uma das bandeiras de lutas de vários segmentos organizados da sociedade nas eleições deste ano. A igreja, os conselhos, as associações e demais entidades de classe vão estar mais atentos do que nunca ao abuso do poder político e econômico para a conquista do pleito.

O arcebispo da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira, deu o grito de alerta, ontem, revelando que quando uma pessoa pobre chega para ele dizendo que alguém está querendo comprar seu voto, ele aconselha que essa pessoa receba o bem, mas só vote no candidato que for realmente o melhor. E, ainda por cima, que procure um juiz eleitoral para anunciar.

Essa revelação de Dom Marcelo, foi feita durante uma visita aos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), acompanhado pelo ex-arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, para condenar a compra de votos, aliciamento de eleitores, como também para cobrar a Justiça Eleitoral o combate a está prática ainda tão comum no País e, consequentemente, no Estado da Paraíba, onde vários políticos já tiveram seus mandatos cassados por contra disto.

A Igreja deverá se engajar em uma campanha para o combate eleitoral, que vem sendo encabeçada por ela há alguns anos, com apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras. Como destacou Dom Marcelo, a luta pelo combate à corrupção, não só a eleitoral, como a de um modo geral, não é contrária aos preceitos da Igreja Católica que luta pelos princípios da ética, da verdade e da solidariedade ao próximo, de forma igualitária.

Recomendação Médica

O governador em exercício, Plínio Leite Fontes, decidiu cancelar as visitas as cidades de Sousa e Pombal por recomendações médica, devido a um início de resfriado. O desembargador ficará no comando do Poder Executivo Estadual até amanhã, precisa está na Segunda-feira em Brasília para participar da abertura do ano do Judiciário. Hoje, sem excessos, ele vai curtir a Micaroa e amanhã passar o cargo para Lauremília.

Algodão em destaque

O algodão colorido produzido na Paraíba foi sucesso na São Paulo Feshion Week. O lançamento oficial do produto aconteceu ontem em um desfile, que contou com a presença do governador Cássio Cunha Lima e da primeira-dama,Silvia Cunha Lima, que assistiram tudo da primeira fila, acompanhados das primeiras damas Lúcia Alckmin (São Paulo) e Beatriz Alcântara (Ceará).

Impasse em Campina

Não foi desta vez que o senador Ney Suassuna conseguiu pacificar o PMDB em Campina Grande. Ontem ele recebeu a reivindicação do ex-deputado Damião Feliciano para retirada candidatura de Veneziano Vital do Rego à sucessão municipal. No entanto, o senador destacou que é impossível a retirada dessa candidatura que está em ascensão e vai trabalhar para unir todos os integrantes da ala de oposição em chapa única.

Anos de seca

Além da reunião política com Damião Feliciano, o senador Ney Suassuna visitou algumas áreas atingidas pela chuvas e destacou que o Estado está em situação difícil, mas que será de fundamental importância para o futuro. Segundo ele, as previsões para os próximo dois anos são de seca e é preciso que todas as barragem e açudes fiquem cheios para garantir o abastecimento.

Liberação de recursos

Ney Suassuna que já iniciou está semana a peregrinação pelos ministérios da Agricultura, Integração e Transportes, para liberação de recursos para os desabrigados das chuvas na Paraíba, prometeu ajuda aos prefeito de José Ronaldo (Itatuba) e Gilberto Bezerra (Aroeiras). `Falei com eles que vou ver o que pode ser feito em Brasília para liberação de verbas para execução de obras emergenciais´.

Visita a Acauã

O senador José Maranhão, que liderou ontem uma comitiva em visita a barragem de Acauã, ficou feliz o volume de água acumulado. No entanto, triste com a falta de continuidade da obra, com a construção da adutora que levaria a água para abastecer Campina Grande e cidades circunvizinhas, e com a falta solidariedade e assistência aos moradores das imediações da barragem.

PT nos bairros

O PT promoveu ontem sua segunda reunião de mobilização dos bairros, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A reunião, que tem o objetivo promover uma ampla discussão e colher sugestões para o programa de governo do pré-candidato petista, Avenozar Arruda, aconteceu nas dependências da União dos Servidores Municipais (USM), com a presença de moradores do bairro. A primeira reunião aconteceu no início do mês no Castelo Branco e os petistas pretendem estendê-la aos demais bairros da cidade.

Candidatura própria

O deputado estadual Walter Brito está descartando todas as possibilidades da manutenção da aliança do PSDB com o PT em Campina Grande na eleição deste ano. O parlamentar tucano afirma que o partido terá candidatura própria à Prefeitura e já possui três nomes credenciados para a disputa: O do ex-deputado Ivandro Cunha Lima, do deputado estadual e presidente da Assembléia, Rômulo Gouveia e do vereador Romero Rodrigues.

*Adriana Rodrigues (Interina)

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso