Em momentos diferentes, ontem, o governador Cássio Cunha Lima assumiu publicamente que vive uma crise política com a prefeita Cozete Barbosa podendo gerar, caso não se estanque, até rompimento da aliança em Campina Grande. Já em João Pessoa, ele resolveu assumir de forma absoluta a candidatura de Ruy Carneiro e vai dizer isso ao PFL até amanhã.
– Se não há confiança, não há aliança rimou ele, anunciando pela primeira vez que seu grupo político tem 5 nomes disponíveis para o Plano de candidatura própria. Pela ordem dita por ele próprio: Rômulo Gouveia, Fábio Nogueira, Ivandro Cunha Lima, Romero Rodrigues e Manoel Ludgero este último seria de um partido coligado.
Só que o rompimento não é fato consumado como querem aliados do governador ou projetam correligionários de Cozete sem que haja ação real , a não ser muita especulação.
Ontem, Cássio até ponderou. Vai esperar até domingo quando o PT de Campina deve referendar Cozete para a reeleição quando, imediatamente, terá um encontro conclusivo com a prefeita. É o famoso ata ou desata de vez.
No caso da Capital, o caso é de buscar solução imediata porque a cúpula tucana insira-se nela o governador fechou questão em não aceitar que nenhum aliado (o PFL é um deles) siga carreira solo, como anunciam os dirigentes pefelistas.
O argumento predominante em Cássio repete Cícero por achar que havendo mais de uma candidatura do esquema na disputa em João Pessoa, isso pode gerar crises em proporção a desestruturar Ruy e afetar o grupo como um todo.
Há outro fator na jogada: o governador garante que as pesquisas avalizam Ruy como o nome potencializado, se comparado com os demais postulantes dos demais.
Se é assim, resta saber qual a resposta que Cássio e Cícero vão ouvir do senador Efraim Morais, presidente do PFL, até ontem,ainda, repetindo que o médico Reginaldo Tavares será candidato a prefeito da Capital.
PFL `debreia´
Já o Partido da Frente Liberal usou prudência de seus líderes, ontem, diante das declarações do governador. Reginaldo não quis se pronunciar por antecipação.No máximo, Efraim disse que o partido é aliado, mas tem posição conhecida.
Pelo sim, pelo não, o PFL pôs marcha mais lenta, debreando de acordo com o asfalto ou buraco da estrada.
PP estranha
O deputado federal Enivaldo Ribeiro, do PP, embarcou ontem para Brasília dizendo que quer urgência na ação do pré-candidato Ruy Carneiro para recompor todos os partidos aliados (PFL, PTB, PL), sob pena de enfrentar problemas na frente.
O PP renovou apoio a ele (Ruy), mas disse que qualquer mudança, o jogo zero imediatamente.
Cozete reage
Como era possível imaginar, o tempo de Cozete, ontem, foi de ruminações. Longe do burburinho diante das declarações de Cássio, ela passou o tempo em conversas, muitas delas por telefone, recebendo informes de sua assessoria.
Apesar da insistência, ela não quis antecipar seu pronunciamento, que fará hoje, em entrevista coletiva.
Novos empréstimos
O Governo do Estado vai poder recorrer a novos empréstimos para fazer frente a pagamento com pessoal. Esta é a principal conseqüência da decisão do presidente do Tribunal de Justiça, Plínio Leite Fontes, ontem, ao deferir requerimento da Procuradoria Geral do Estado pedindo a suspensão de medida adotada pelo juiz da 6ª Vara, Aluízio Bezerra.
O argumento da Procuradoria é de que a medida anterior havia sido tomada sem a parte do Governo ter sido ouvida.
Ponta do Cabo Branco
O Procurador Geral da República, Antonio Edílio, resolveu intervir para saber se a Sudema está concedendo licenciamento das obras na Ponta do Cabo Branco, a partir de denúncias na mídia.
Em procedendo, a Procuradoria exigirá que o processo seja enviado imediatamente para o Ibama, repartição responsável por esse processamento argumentou.
Umas & Outras
… As últimas fugas, via túneis construídos nas cadeias, desafiam o sistema penitenciário oficial uma vez que, todas as indicações mostram que há conivência de funcionários com os presos.
… A ação é também represália ao novo modelo de gestão nas cadeias adotadas pelo Secretário da Cidadania, Vital do Rego.
… O Tribunal de Justiça teve consolidada no Diário Oficial a liberação de recursos extras para a conclusão de obras e serviços.
… O deputado estadual Artur Cunha Lima deve fazer pronunciamento hoje sobre a citação de seu nome na eleição da Unimed, diante da candidatura de seu irmão, Demóstenes.
… Um personagem famoso está sofrendo pressão de conhecido dirigente cultural na disputa por uma agremiação lítero-recreativa.
Última
` Você que inventou o pecado/
ora invente de desinventar…´