Por Adriana Rodrigues
O PT e o PMDB podem marchar juntos na Paraíba durante às eleições municipais deste ano. Uma reunião neste sentido, acontecerá hoje entre o presidente nacional do PT, José Genoíno e os dos senadores peemedebistas, José Maranhão e Ney Suassuna, com o objetivo de discutir a situação dos dois partidos no Estado.
O acordo entre os dois partidos já foi celebrado em nível nacional, mas se for estendido para a Paraíba, como é o desejo de várias lideranças de ambos os lados, o quadro eleitoral nas duas principais cidades do Estado João Pessoa e Campina Grande tendem a ser modificado.
dos dois partidos até junho, prazo final para definição de alianças partidárias. Os senadores peemedebistas estão muito otimista com esse casamento com o PT, que deu certo na eleição de 2002 com a vitória de Lula.
O único obstáculo e até mesmo foco de resistência, como admite o senador Ney Suassuna, é na cidade de Campina Grande, onde há um coligação fragilizada entre o PT e o PSDB. No entanto, a expectativa dos peemedebistas é que se a aliança for consolidada, em nível estadual, até junho também irão trabalhar para demover essa e outras dificuldades, comuns em períodos pré-eleitorais.
EMPENHO TOTAL
O governador Cássio Cunha Lima está comandando pessoalmente às ações em favor dos desabrigados e para recuperação dos estragos que vem sendo ocasionados pelas chuvas em vários municípios.
ajuda ao Exército e ontem à tarde se reuniu com a Defesa Civil do Estado e vários secretários para discutir os prejuízos causados pelas chuvas na Paraíba. Ele também telefonou para o presidente Lula para fazer o relato dos estragos e pedir celeridade na liberação de recursos e na execução de ações emergenciais.
SALDO NEGATIVO
O saldo negativo das chuvas na Paraíba, conforme boletim divulgado ontem pela Defesa Civil Estadual, é que o número de desabrigados já passa de 12,5 mil e pelo menos 2,2 mil casas foram destruídas ou danificadas. E os números tendem a aumentar. A estimativa do Governador é que os prejuízos da Paraíba, por conta das chuvas, já ultrapassem a R$ 15 milhões. ` Esses prejuízos podem aumentar ainda mais´, prevê Cássio Cunha Lima.
SOCORRO
O município de Serraria, no Brejo, também enfrenta os transtornos causados pelas chuvas. Afora pontes molhadas, até uma barragem de grande porte sucumbiu ao impacto da correnteza. Os serrarienses desejam que o Governo do Estado determine a reconstrução da do reservatório dágua. Esperam, inclusive, que os deputados Zenóbio Toscano e Tião Gomes apareçam para oferecer alguma ajuda, como fazem a cada quatro anos, às vésperas de eleições.
ARTICIPAÇÃO DO PTB
A cúpula do PTB se reúne hoje, às 10h00, na sede do partido em João Pessoa, para discutir a participação petebista na formação da chapa governista que vai disputar a sucessão municipal deste ano. Quem foi convidado para participar da reunião foi o prefeito Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB.
Tudo indica que o PTB vai abrir mão de lançar candidatura própria para apoiar a candidatura do tucano Ruy Carneiro, desde que indique o vice.
EM LUCENA
O prefeito de Lucena, Davi Falcão, está mais do que satisfeito com o desempenho do pré-candidato a prefeitura da cidade, Antônio Mendonça Monteiro Júnior (Bolão), seu atual secretário de finanças.
na cidade, respaldado pelo saldo positivo da administração de Davi Falcão, que cumpre o seu segundo mandato com um significativo leque de obras para a população de Lucena.
DRAGAGEM NO PORTO
A dragagem no canal de acesso do Porto de Cabedelo deverá ser concluído na próxima semana. Até agora já foram retirados da área mais de 100 mil metros cúbicos de areia. A expectativa da Companhia Docas da Paraíba é que a movimentação de cargas no Porto tenha um aumento de 20% após esse trabalho.
NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS
Os mutuários com débitos junto a Companhia de Habitação da Paraíba (Cehap) têm até o próximo dia 10 para renegociarem suas dívidas e ficar em dia com as prestações da casa própria. O prazo para negociação iria ser encerrado na última Sexta-feira, mas em virtude do grande número de mutuários que não conseguiram fechar o acordo em tempo, o prazo foi ampliado.
UMAS & OUTRAS
Deverá ter um desfecho da crise entre a prefeita de Campina Grande, Cozete Barbosa e o governador Cássio Cunha Lima. Está prevista para hoje a tão esperada conversa `olho no olho´ entre os dois.
O vereador Veneziano Vital do Rego, pré-candidato a prefeito de Campina Grande pelo PMDB, considera a posição do ex-deputado Damião Feliciano contra sua candidatura algo superado.
A vereadora Iara Caetano (PP) reassumiu ontem a presidência da Câmara Municipal, através de uma liminar concedida pela juíza substituta de Bayeux, Giuliana Madruga Batista de Souza.
O bloco de oposição a Iara Caetana já está reunindo novas denúncias para afastá-la mais uma vez do cargo.
As 26 músicas que vão disputar o 14º Festival MPB do Sesc já foram selecionadas. O Evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 deste mês na área de lazer do Sesc-Centro de João Pessoa.
*Adriana Rodrigues (Interina)