Foi o pré-candidato do PSDB, Ruy Carneiro, quem puxou a lebre, ontem, dizendo que havia propaganda eleitoral irregular dos adversários Avenzoar Arruda (PT) e Ricardo Coutinho (PSB) durante o desfile do bloco Muriçocas do Miramar, anteontem,para gerar nova onda de debates e ações jurídicas tomando conta da cena.
Ruy produziu provocação direta ao Tribunal Regional Eleitoral pedindo providências urgentes para punir a distribuição de propaganda pelos pré-candidatos Ricardo Coutinho e Avenzoar Arruda. Ele chegou a admitir não ter vídeos/prova, mas sugeriu medidas do TRE.
De imediato, logo no início da tarde, tanto o Tribunal Eleitoral quanto os pré-candidatos denunciados reagiram com força às acusações.
No TRE, as informações reproduzidas davam conta de inúmeras denúncias devendo gerar processos internos a serem deflagrados pela Corte, enquanto Avenzoar e Ricardo cuidavam de rebater o candidato tucano.
Avenzoar, por exemplo, considerou irresponsável a acusação de Ruy por estar desprovida de provas. Mesmo disse ter imagens, que as cede para uso do tucano.
Em tom duro, aliás contundente, Ricardo entendeu a atitude como fruto de desespero. `Ele sabe tanto de sua derrota que age à base do desespero´ – em síntese disse.
Nesse jogo não entraram Reginaldo Tavares (PFL) e Manoel Júnior (PMDB), ambos presentes ao desfile das Muriçocas, porque ocuparam veículos para juntar aliados e acenar aos circunstantes, só que não produziram o mesmo arsenal do PSB e PT.
Pelo visto, a estratégia agressiva dos petistas em rivalizar os espaços com Ricardo Coutinho já surtiu efeito porque inseriu no alvo da Situação quem andava sendo tratado como terceiro no processo (Avenzoar), daí esse emboloamento no processo ter gerado alvorosso e dividendo para poucos.
Agora, quando age duro na parada, o pré-candidato tucano dá sinais claros à Oposição de que não vai temer o debate agudo nem passar desapercebido qualquer manobra da parte adversária.
Por isso mesmo, deste momento em diante quem quiser produzir suas novidades que o faça, sabendo que à cada ação caberá outra igual e contrária, como diz a Lei de Newton, inventor que daria certo também na Torrelândia.
Longe do acelerador
Em Campina Grande, onde hoje concentra boa parte das turbulências políticas, os ators mais afetados – Cozete Barbosa (PT) e Cássio Cunha Lima (PSDB) – resolvera tirar o pé do acelerador.
Ontem, por exemplo, não se ouvia falar no aguçamento da crise com perspectiva de rompimento futuro.
Ao contrário, o tempo era de comunhão de espíritos dentro do possível.
Maranhão no páreo?
A informação mais nova a gerar comentários reservados no meio político dá conta de avaliações fechadas e internas do senador José Maranhão admitindo ser candidato a prefeito de João Pessoa.
Fontes próximas negaram a condição de candidato, mas admitiram existir pesquisas animadoras no processo.
Gaudêncio na área
O periscópio da WSCOM foi longe, ontem, até demais, ao flagrar o empresário Manoel Gaudêncio em demorada conversa com o ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio, em Campina Grande. Como não entendem de física, o assunto deveria seria mesmo política, ou seja, o futuro de Álvaro.
Embate legislativo
A abertura dos trabalhos projeta, além da leitura da Mensagem do governador Cássio, a consolidação de diversas matérias de efeito estruturante.
O presidente Rômulo Gouveia (foto) acha o ano legislativo
promissor, mas a Oposição já mandou dizer que não dará trégua ao Governo.
Vai ser animado.
Mabel: sem disputa
A viúva da ex-governador Antonio Mariz, Mabel Mariz, resolveu encerrar de vez sua trajetória política, isto é, como
candidata a cargos majoritários.
Diferentemente da eleição de Sousa, tempos atrás, em que foi candidata a vice de Lúcio Matos, agora ela quer saber de viver a vida sem sobressaltos.
No máximo defenderá amigos/aliados de tempo antigo, se quiserem.
Nova ação de inconstitucionalidade
O Procurador Geral da República, Cláudio Fonteles, entrou com ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade – de nº 3131, pedindo a anulação da lei que altera a Organização Judiciária da Paraíba e criou a Vara da Improbidade.
O Procurador questiona a lisura do processo originário da Lei porque, segundo ele, nem o TJ e nem a Assembléia Legislativa aprovaram a Lei.
A matéria deixa inquieto o Juiz Aluízio Bezerra.
Umas & Outras
… A Sub-Secretária de Cultura do Estado, Cida Loba, desfilará na Malandros dos Morro durante o Carnaval.
…Isso se houver desfile porque até o Secretário do Turismo, Oswaldo Jurema, andava ontem com dúvidas sobre ele.
… Ganhou fôlego a candidatura do executivo Lucélio Cartaxo para a presidência da Associação Folia de Rua.
… Cássio passará o Carnaval em Retiro espiritual.
… Hoje é dia de leveza e de identidade da alma popular com o desfile do bloco Cafuçú. Tudo no Centro Histórico da cidade.
… A WSCOM virou mania dos paraibanos em Brasília.
Última
” Nós somos a boca do mundo…”