Entretenimento

Cabruêra comemora 20 anos do 1º disco neste sábado em João Pessoa

3ª sessão promete ser mais um sucesso de público neste sábado (20) a partir das 21h


18/04/2019

Cabruêra por Ana Moraes ( @aanamoraes)



A Cabruêra se apresenta neste sábado no Recanto da Cevada, no bairro dos Bancários, em mais um show especial em comemoração aos 20 anos do disco homônimo que lançou o grupo para o mundo, executando-o na íntegra ao lado de convidados ilustres. As duas primeiras sessões dessa temporada foram lotadas, a expectativa para esse sábado é a mesma e a administração do espaço recomenda que o público chegue cedo para garantir sua entrada. O evento está marcado para sábado (20) a partir das 21h com couvert artístico por apenas R$10 por pessoa. A banda também recebe convidados especiais para essa edição do projeto e estão confirmados os músicos Escurinho, Chico Limeira, Lucas Dan e Cassicobra.

 

Capa do Cabruêra (1999) por Ricardo Peixoto

 

Gravado em 1999 no SG Studio em João Pessoa e produzido por Rosildo Oliveira, o debut da Cabruêra com 12 faixas foi o cartão de visita que rapidamente levou a banda para festivais na Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Portugal, em sua primeira turnê pela Europa. A capa do disco é uma icônica foto de Ricardo Peixoto que retrata pés descalços sobre chão de barro dentro da loca de Zabé no Sertão paraibano. A imagem parece traduzir a linguagem sonora escolhida pela banda desde o seu nascimento, refletindo sua principal característica “Glocal”, assumidamente antropofágica, de beber em várias fontes, misturando os diferentes sotaques. Ouça aqui.

 

Cabruêra por Ana Moraes

 

O disco homônimo foi lançado no Brasil pela Nikita Music, nos Estados Unidos e Canadá pela Allegro Records, e traz um repertório variado de canções, sendo algumas instrumentais. São loas, forrós, galopes, emboladas e batuques, com destaque para Ciência Nordestina – música vencedora do Kikito de Ouro no festival de cinema de Gramado – e canções escritas e cantadas a época pelo saudoso músico Zé Guilherme que fez parte da primeira formação da banda, como “Nada Para o Pedro” e “Munganzé”.

 

Cabruêra por Ana Moraes

 

Desde que a Cabruêra gravou o seu primeiro álbum, no final dos anos 90, muita água já rolou na história dessa banda. Da Paraíba o grupo viajou pelo mundo, realizando inúmeras turnês pelo exterior, tocando em grandes festivais por vários continentes e contabilizando quase 100 shows internacionais. Após a temporada no Recanto da Cevada a banda embarca para mais uma turnê durante o verão europeu com shows confirmados em Berlim e Praga, incluindo a participação no Colors of Ostrava na República Tcheca, considerado um dos maiores festivais do Leste Europeu e que em 2019 tem artistas como The Cure em seu line up. A banda gravou recentemente seu sexto álbum, em parceria com o produtor colombiano Felipe Alvarez e está sendo mixado em Bogotá, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //