A pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira (07) pelo Banco Central, apontou que os especialistas reduziram mais uma vez a projeção para a inflação no Brasil. Essa é a sexta vez que a expectativa reduz neste ano. O crescimento da economia também teve uma projeção otimista.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Para o final de 2025, a expectativa para a inflação – que é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), é de 5,18%, 0,02 pontos percentuais a menos em relação à pesquisa anterior. A porcentagem fica dentro da meta estabelecida de 3%, que possui uma margem de 1,5 ponto percentual para menos ou mais. Para o próximo ano, a previsão segue em 4,5%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a previsão é de um aumento de 2,23% para 2025, acima dos 2,21% da pesquisa anterior. A expansão econômica teve um pequeno recuo em relação à semana passada, indo de 1,87% para 1,86%.
Já a Selic – taxa básica de juros do Banco Central –, a expectativa se manteve a mesma: 15% ao final deste ano. Já para o final de 2026, a previsão é de 12,5%.