Paraíba

Blog do WS: “Saulo Benevides é o favorito para presidente do TJPB”

NOVA ELEIÇÃO DO TJ


23/02/2017

O jornalista e multimídia Walter Santos analisou, em coluna publicada na tarde desta quinta-feira (23), a reviravolta que se deu no Tribunal de Justiça da Paraíba, com a anulação da eleição de Joás de Brito como presidente da Corte. Segundo WS, se põe como favorável para Saulo Benevides. Confira o porquê lendo a coluna na íntegra:

Reviravolta no TJPB: conjuntura tende pró Saulo Benevides

A decisão do Ministro Luiz Barroso de anular a eleição realizada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba elegendo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, em pleno recesso judiciário, caiu como uma bomba e constrói novo cenário interno no Tribunal não mais favorecendo ao atual presidente por questões intrínsecas aos labirintos e quedas-de-braços cinematográficas nos bastidores do Poder.

Diga-se de passagem que a cena determinada pelo STF mantém o desembargador Joás Filho no páreo, mas enfraquecido se forem levadas em conta a nova conjuntura tirando-lhe da condição majoritária.

COMO FICOU

Pela decisão do STF, somente os desembargadores Márcio Murilo, Saulo Benevides e Joás Filho podem ir disputar a presidência do TJ pela condição de mais antigos.

Ora, se isto é verdadeiro levemos em conta outros dados como a decisão de Márcio Murilo de ceder a vez a Joás Filho isto indicando que ele manterá o apoio ao atual presidente.

Só que, por terem implodido a eleição anterior do desembargador João Alves pelo voto direto, é óbvio projetar que Joás e Márcio terão a contra-ofensiva de todos os eleitores de Alves em favor do desembargador Saulo Benevides, se este for – e será – candidato a presidente.

NOVA REALIDADE DE PODER

O que se constituirá como cenário de Poder no TJPB tendo a liderança de Joás e Márcio, deixa de ter a perspectiva para o futuro próximo porque, pelo que se aventa, no processo, os ventos sopram noutra direção propenso de mudar a composição depois do carnaval quando da nova eleição.

Em tempo: Saulo Benevides já dispõe de vários apoios, entre eles os dois últimos presidentes – desembargadores Marcos Cavalcanti, Fátima Bezerra Cavalcanti e João Alves – o que foi sem nunca ter sido pela rede de Teori Zavascki.

Trocando em miúdos, podem anotar: Saulo Benevides é o favorito para presidente do TJPB. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //