Paraíba

Bela Gil reage a padre paraibano que usou morte de Preta Gil para atacar religiões afro: “Absurdo”


31/07/2025

Portal WSCOM



A apresentadora Bela Gil reagiu às falas do padre Danilo César, denunciado por intolerância religiosa após associar a morte da cantora Preta Gil, sua irmã, às práticas de religiões de matriz afro-indígena. O caso ocorreu durante uma homilia na cidade de Areial, no interior da Paraíba, e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“É cada absurdo que a gente precisa ouvir. Seu padre desrespeitoso”, escreveu Bela Gil em suas redes sociais, ao compartilhar uma publicação do filósofo Leandro Karnal que também criticava a postura do religioso.

A fala do padre foi registrada em vídeo e repercutiu amplamente nas redes. Durante a missa, transmitida ao vivo no canal da Paróquia no YouTube (posteriormente retirado do ar), ele ironizou as orações feitas a orixás por Gilberto Gil, pai de Preta:

“Eu peço saúde, mas não alcanço saúde, é porque Deus sabe o que faz, ele sabe o que é melhor para você, que a morte é melhor para você. Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”

O padre também fez ataques indiretos a fiéis que frequentam outros rituais religiosos:

“E tem católico que pede essas coisas ocultas, eu só queria que o diabo viesse e levasse. No dia seguinte, quando acordar lá, acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer. Tem gente que não vai aqui (Areial), mas vai em Puxinanã, em Pocinhos, mas eu fico sabendo. Não deixe essa vida não pra você ver o que acontece. A conta que a besta fera cobra é bem baratinha.”

A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza registrou boletim de ocorrência contra o padre e anunciou que vai acionar o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A Diocese de Campina Grande, à qual o padre está vinculado, declarou em nota que ele “vai prestar, por meio da assessoria jurídica, todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.