O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida. Em João Pessoa, a rede municipal de saúde vai trabalhar a campanha Setembro Amarelo de forma integrada, com ações em todos os serviços, incluindo os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
A gerente do departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alessandra Gomes, reforça que o objetivo da campanha é dar visibilidade ao cuidado com a saúde mental e estimular reflexões sobre o tema em toda a sociedade. “O Setembro Amarelo envolve toda a rede municipal, incluindo unidades de saúde, policlínicas e hospitais, com ações que promovem o cuidado biopsicossocial e a prevenção”, afirma.
A programação do mês será iniciada nesta segunda-feira (1º), no CAPS Caminhar, localizado no bairro Jardim Cidade Universitária, com atividade de musicoterapia. A ação vai abordar temas como esperança e apoio, utilizando técnicas de composição e poesia. Durante setembro, os demais CAPS também vão oferecer oficinas terapêuticas, rodas de conversa com usuários, familiares e comunidade, além de atividades de autocuidado e reflexão sobre a saúde mental.
Além dos CAPS, as unidades de saúde da família (USFs), policlínicas e hospitais municipais vão realizar palestras e rodas de diálogo sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental.
O Setembro Amarelo é promovido no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. A campanha tem como lema neste ano “Se precisar, peça ajuda!” e é considerada a maior iniciativa mundial de combate ao estigma relacionado à saúde mental.
Programação dos CAPS em setembro:
-
CAPS AD III – David Capistrano (Tambaúzinho): reflexões sobre a vida (02/09), oficina de autocuidado e valorização da vida (16/09), oficinas de musicoterapia ao longo do mês.
-
CAPS Gutemberg Botelho (Bairro dos Estados): roda de diálogo e leitura de poemas (10/09).
-
CAPS Infanto Juvenil Cirandar (Tambiá): oficinas e palestras em escolas da rede municipal, incluindo Escola Celestim Malzac (11/09), Tharcilla Barbosa da Franca (18/09) e Monsenhor João Coutinho (19/09).
-
CAPS Caminhar (Cidade Universitária): atividades de musicoterapia (01, 09, 18 e 26/09), oficinas artísticas (09, 17/09), rodas de conversa com familiares (09, 18/09), dinâmicas reflexivas sobre o papel da enfermagem (15/09), visita à Usina Cultural Energisa (16/09) e palestra para profissionais de saúde mental (25/09).