Uma programação repleta de atrações culturais e de serviços de qualidade para receber os turistas, em cidades paraibanas com clima mais ameno. Os roteiros dos chamados “destinos de frio” movimentam a economia local e o Banco do Nordeste (BNB) destaca a presença do crédito para investimentos em atividades de todos os portes, além do apoio a eventos nos meses considerados de inverno.
A instituição financeira ressalta a promoção da “interiorização do desenvolvimento”, a fim de estimular o potencial econômico e o crescimento do estado da Paraíba, de forma distribuída entre as cidades. Na cadeia do turismo e de valorização cultural, o BNB é patrocinador, em 2025, do Festival de Inverno de Campina Grande, que segue até o dia 24 do mês; o Inverno nas Serras, com programação nas cidades de Cuité, Araruna, Dona Inês, Cacimba de Dentro e Barra de Santa Rosa, até o mês de setembro; e a Rota Cultural Caminhos do Frio, que percorre as cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova, com encerramento em setembro.
No suporte de crédito para instalação de serviços aos turistas, por exemplo, o Eco Parque Angicos, situado em Bananeiras, oferece atrações para adultos e crianças, num espaço aberto ao público ao longo de todo o ano. O local recebe visitantes que conhecem a história do Casarão Angicos, construído em 1860, degustam a gastronomia regional, e participam de atividades ao ar livre, como rapel, escalada, tirolesa, pedalinho e outras diversões.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O proprietário do parque ecológico, Orlando Padilha, também preside a Associação Bananeirense de Turismo (Abatur). O empresário avalia os investimentos para ampliação do espaço, consolidando o equipamento como um ponto de visitação.
“Bananeiras tem grande potencial turístico no Brejo paraibano, principalmente para o turismo de aventuras. Com essa leitura, projetamos a criação do Eco Parque Angicos, um complexo de aventuras com várias atrações e que possui a gastronomia de um restaurante regional. Temos pratos, como tilápia e carneiro, que são produzidos na própria fazenda, incluindo uma horta orgânica que atende diretamente o nosso restaurante. Em três anos de funcionamento, o parque passou a ser um destino para os turistas que visitam Bananeiras”, avalia Orlando.
O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo, ressalta a importância da estruturação de um conjunto de empreendimentos para transformar um local em atrativo turístico. O gestor destaca a atuação do BNB para reduzir as desigualdades regionais, com inclusão produtiva. A participação do BNB vai do microcrédito para o Micro Empreendedor Individual (MEI), passando pelas linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para MPES, franquias, capital de giro e demais opções de crédito para mudança de matriz energética.
“A missão do Banco do Nordeste em promover o desenvolvimento leva em consideração o crescimento das cidades de forma distribuída. Para isso, temos a oferta de crédito a todos os setores da economia e evidenciando segmentos estratégicos, como o turismo. Estamos presentes em investimentos de equipamentos nas cidades, no apoio a pequenos empreendedores e na promoção de atividades, como feiras de negócios rurais e urbanos, além de eventos culturais e artísticos”, destaca o superintendente.