Paraíba

WS decifra como está a atual fase da Disputa na OAB e aponta desdobramentos

ELEIÇÕES


21/10/2015



O analista político Walter Santos, também blogueiro do Portal WSCOM, resolveu tocar na ferida da disputa para presidente da OAB/PB mostrando a performance dos candidatos Paulo Maia e Carlos Frederico na atual fase e pontua as fases seguintes na reta final.

Leia a análise:

A Fase decisiva na disputa da OAB/PB
                   Por Walter Santos

BRASILIA – À distância, em certos momentos, dá para ver melhor do que envolvido no fuá das disputas, como a da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, onde a sucessão é disputada pelo candidato de Situação, Carlos Frederico, e Paulo Maia, de Oposição. Eles divergem de conceitos e de táticas, embora as duas próximas semanas sejam decisivas para o desfecho da eleição.

Paulo Maia consolidou nesta terça-feira à noite a inauguração de bela sede, envolvente e estratégica enquanto localização defronte ao prédio da Energisa.

As fotos expostas pela assessoria e o próprio Paulo Maia chamaram a atenção mas, de cara, se comparadas às do lançamento da candidatura na ASPLAN o número de presentes era menor.

No caso especifico do candidato de Oposição, seu maior desafio será de agora em diante mostrar e multiplicar volume da campanha, gente e da campanha dele mesmo ampliando o tamanho de sua presença atraindo mais votos capazes de elegê-lo.

A REAÇÃO DE FREDERICO

Depois do movimento da ASPLAN, Carlos Frederico caiu em campo para fazer crescer o volume de sua campanha, tanto que na formalização de registro da candidatura como em Campina Grande, recentemente, reagiu aos passos de Paulo Maia mostrando quantidade expressiva de apoiadores.

É evidente que a campanha não se restringe à pirotecnia, mas de agora em diante impressionará esse volume de campanha somado à busca de somatório de apoios de todas as gerações incluindo as velhas e antigos escritórios.

Neste particular estratégico, Frederico tem dado sinais de vitalidade e estrutura.

CONCEITOS E REALIDADE

A campanha e o próprio Paulo Maia expressam conceitos que atiçam sobretudo as novas gerações, ávidas por purismo essencial na conduta da vida da Ordem, embora a realidade que abriga as teses do candidato de Oposição é a mesma que permite o corporativismo, o compadrio existir forte, daí a necessidade do oposicionista reagir convivendo também com pessoas, profissionais à moda antiga.

Ir para cima e tentar conquistar e/ou reverter votos é a questão máxima a vigir para ele, sob pena de ser um grande candidato sem agregar no tamanho do que precisa para vencer.

PRAGMATISMO E VIVENCIA

Já Frederico se utiliza de sua experiência acumulada não indo para o confronto com seu adversário mas expandindo os apoios possíveis.

No meio advocatício, fala-se que os advogados do Estado, Prefeitura da Capital e até profissionais ligados a Cássio fecharam com ele. Se isto se se efetivar é volume que, tomando como base esse fato, intui o quanto Frederico joga forte e duro para ampliar os votos.

SINTESE

O páreo é duro, mas esses valores agregadores fazem e devem fazer mais ainda a diferença. É neste componente estrutural onde reside o diferencial – repito.

ULTIMA

“O olho que existe é o que vê…”

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //