Paraíba

UFPB inicia campanha para Reitor com polêmica sobre voto de Servidor da EBSERH

REITORIA


15/02/2016

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraiba inicia nesta terça-feira com a pauta das regras para a consulta à Comunidade onde o assunto mais polêmico a se registrar durante a sessão será o direito, ou não, de voto de cerca de 752 funcionários da EBSERH – empresa criada pelo Ministério da Educação para servir ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB.

A polêmica reside no fato de que há quem defenda a legalidade deles participarem do processo por já conviverem dentro da Comunidade Universitária na condição de prestadores de serviços no Hospital da UFPB de forma concursada e até já estarem com direito, desde 2013, de se sindicalizarem, votarem e serem votados no SINTESPB, conforme Congresso da categoria.

Mas o assunto não é consensual porque setores das áreas de Educação, Humanas, Comunicação, etc, se colocam contrários sob o entendimento de que “se trata de casuísmo”. A posição contrária tem endosso do DCE e Sintespb, mesmo que neste ultimo caso haja dirigentes favoráveis ao voto dos servidores da EBSERH.

Já aliados da candidata à reeleição Margareth Diniz consideram legitimo o debate reforçando o processo democrático , bem como a pauta na reunião porque argumentam estar se dando com livre arbítrio dos representantes dos Centros tomarem a decisão que entenderem juridicamente legal e justa, uma vez que a decisão é de um Conselho soberano.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //