Saúde

Secretário desmente Fake News sobre hidroxicloroquina na Paraíba e alerta para riscos em associação: “Arritmias graves”

Uso da droga deve respeitar prescrição médica em casos específicos, disse Geraldo Medeiros


14/04/2020

Da Redação / Portal WSCOM



O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, desmentiu Fake News de uma suposta proibição do uso de hidroxicloroquina na Paraíba. Ele confirmou que a droga tem sido usada em casos específicos no Estado em associação à azitromicina.

“Já vem sendo utilizado em vários hospitais da Paraíba. É aquela fake news que se divulgou que na Paraíba não se permitia a utilização da hidroxicloroquina e azitromicina é uma inverdade. No hospital Clementino Fraga vários pacientes foram beneficiados com a utilização da hidroxicloroquina associada à azitromicina, alguns pacientes resultaram em bons resultados, outros não”, disse.

Ele declarou que a verdade é que não há ainda nenhuma droga consolidada com evidência cientifica que permita uma tranquilidade no uso.

Medeiros ressaltou que o uso da hidroxicloroquina associada à azitromicina deve ser feito sob prescrição médica e em pacientes selecionados

“Desde que não seja uma associação inócua, isto é, ela tem eventos adversos, a associação dessas duas drogas pode provocar arritmias graves e morte súbita, inclusive uma hepatite fulminante. Não é uma droga que pode ser analisada como uma droga inerte, inócua que não produz esses eventos adversos”, declarou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //