Paraíba

Romero Rodrigues: “Emoção e alegria” com chegada das águas a Boqueirão

EM BOQUEIRÃO


14/04/2017



O que para muitos não passava de um sonho agora é realidade: as águas do Rio São Francisco chegaram à região do açude Epitácio Pessoal (Boqueirão). Este momento histórico foi testemunhado na tarde desta quinta-feira, 13, por campinenses e caririzeiros que, nos últimos anos, enfrentaram uma das maiores crises hídricas da região, capaz de comprometer o desenvolvimento de vasta área do Compartimento da Borborema.

A tão esperada chegada das águas do Rio São Francisco foi marcada por uma visita técnica do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, além de lideranças de vários segmentos políticos políticas da Paraíba, a exemplo de prefeitos municipais e do senador Cássio Cunha Lima. O prefeito Romero Rodrigues e o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro estiveram presentes a este momento marcante na história campinense.

A visita começou no final da tarde no açude de Boqueirão. Em seguida, a comissão se deslocou até o distrito de Riacho Fundo, no município de Barra de São Miguel, onde as autoridades puderam tocar nas águas do Velho Chico, sob os olhares atentos e, ao mesmo tempo, emocionados de centenas de caririzeiros que esperavam pela concretização deste sonho.

Neste ponto da visita, as lideranças políticas participaram de um momento de oração, mas, em seguida, aconteceram breves discursos. O prefeito Romero Rodrigues definiu esta quinta-feira como “um dia de emoção e de alegria pela fé que se renova e pela estabilidade hídrica”, aproveitando para elogiar o ministro Hélder Barbalho pela sua dedicação em tornar possível a conclusão das obras de transposição, além de enaltecer a importância da classe política paraibana em prol deste projeto redentor para o semi-árido nordestino.

Feito Histórico

Segundo Romero, o açude Epitácio Pessoa, contava, nos últimos dias, com apenas 3% da sua capacidade, precisando urgentemente da água da transposição para se recompor, resolvendo-se a grave crise hídrica de Campina Grande e de outros municípios da região. Para o prefeito, o fato é histórico, sendo equivalente à própria inauguração do açude de Boqueirão, nos anos cinquenta do século passado.

“Podemos comparar que foram dois fatos ou eventos de suma importância histórica para o desenvolvimento de Campina Grande. Em meados do século passado, na gestão do presidente Juscelino, a nossa cidade ganhou com a construção do açude de Boqueirão, hoje, em um momento delicado, comemoramos a chegada das águas da transposição, outro feito extraordinário da política de segurança hídrica em favor do nosso povo”, disse.

O prefeito campinense também se mostrou feliz com as chuvas que tem caído sobre a região, destacando que, sob as bênçãos de Deus, em plena semana santa, os campinenses podem comemorar a solução para a atual crise no abastecimento da cidade.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //