Eventos
Para celebrar Dia Internacional da Mulher, Rede Entre Amigas realiza palestra sobre “Coragem” neste sábado
08/03/2024
Portal WSCOM
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Rede Entre Amigas, ministério da Cidade Viva voltado às mulheres, realiza, neste sábado (9), às 16h, a palestra “Coragem”, no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa. O evento é gratuito e não precisa de inscrição.
A idealizadora e líder da Rede de Mulheres da Cidade Viva, Samara Queiroz, é quem vai ministrar a palestra de encorajamento às mulheres nessa data especial. “Coragem é uma virtude necessária para nós mulheres, diariamente, desde o levantar logo cedo e lutar contra os medos que tentam nos paralisar todos os dias,” revela Samara Queiroz, que lidera atualmente mais de 1.200 mulheres na Rede Entre Amigas. Elas estão distribuídas em grupos pequenos presenciais e também virtuais em grupos de WhatsApp, com faixa etária que oscila entre 17 e 76 anos.
ENFRENTOU CÂNCER RARO – Coragem foi também o que não faltou para Samara Vieira Rocha de Queiroz há onze anos, quando enfrentou o maior desafio de sua vida: um câncer raro em seu útero e que a equipe médica havia estipulado apenas três anos de vida.
“Precisei decidir que tipo de resto de vida eu gostaria e queria viver. Na verdade, essa foi a raiz da minha mudança: a sentença de morte assinada pelos homens. Viver cada dia da maneira mais leve, amando mais e sendo menos julgadora com todos. Eu me relacionava intencionalmente sobre que tipo de mensagem eu gostaria de deixar para aqueles que amava, antes de partir. E, vivendo assim, totalmente dependente do Senhor, Ele mesmo foi desaprovando a sentença dada pelos homens e alargando meus dias de vida até hoje. Louvado seja o nome do Senhor por isso!”, relata Samara, que tinha 40 anos na época que foi diagnosticada. No próximo dia 20 de março, ela completará 52 anos.
UMA SAMARA ANTES E DEPOIS DO CÂNCER – Na verdade, existe uma Samara antes e depois da cura do câncer. Em agosto de 2014, quando havia concluído o tratamento do câncer, ela criou a Rede Entre Amigas, um ministério de fortalecimento e comunhão de mulheres da Cidade Viva. A rede começou com uma “Campanha de Jejum e Oração de 40 dias”, em grupos de Whatsapp. Cerca de 180 mulheres da igreja Cidade Viva se inscreveram para promover uma vigília de oração virtual.
INSPIRAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO – A Passados quase dez anos, a Rede Entre Amigas se multiplicou por pelo menos seis vezes o número de mulheres daquela vigília. E a frutificação não foi apenas no número de participantes, mas na identidade dessas mulheres com Cristo na Cidade Viva. Elas se tornaram mais ativas e proativas no ministério e produziram mais de 100 novas lideranças. Na prática, a superação do câncer de Samara e a sua sede de viver intensificou o ministério da Rede Entre Amigas e seu testemunho passou a inspirar mais e mais mulheres.
MENSAGEM DE ENCORAJAMENTO – Samara Queiroz deixou uma mensagem para ser gravado no coração das mulheres cristãs para o Dia 8 de Março: “Reforçar que a identidade de cada mulher é somente encontrada em Cristo Jesus, pois NEle encontramos a fonte de tudo o que precisamos para lutar cada luta do dia a dia e entendermos que cada dia tem o seu próprio mal e que buscar o Reino de Deus e sua justiça é algo mais que essencial para cada uma de nós, porque as demais coisas nos serão acrescentadas por Ele, por exemplo: coragem para fazer o que precisa ser feito e suportar aquilo que não podemos mudar”, relata.
PROPÓSITO DA REDE ENTRE AMIGAS – A Rede Entre Amigas tem encontros de oração, mas é também composto por vários grupos pequenos, que se reúnem nas casas, para promover a comunhão e cuidados mútuos, que é chamada de ‘Conexão’ (pequenos grupos), que são os encontros semanais ou quinzenais, distribuídos também pelos bairros da cidade de João Pessoa. “São meninas, jovens e mulheres maduras que aprendem de Deus e umas com as outras de maneira simples e leve a viverem um relacionamento umas com as outras, vida na vida, com paz, serenidade, força e coragem”, detalha Samara.
Outro ponto forte da Rede Entre Amigas são os encontros, retiros, conferências, que têm provocado mudanças nas mulheres participantes. “São mulheres que encontram sua identidade na vida de relacionamento com a Palavra de Deus e são fortalecidas para enfrentarem as dificuldades da vida com fé, esperança e amor”, revela Samara.
REDE COMPLETA DEZ ANOS – Além dos 20 anos do Projeto Cidade Viva, em 2024, a Rede Entre Amigas completa, em agosto deste ano, a primeira década de sua criação. “Nesses 10 anos, a Rede me ensinou que dar o primeiro passo na busca do bem comum é a melhor decisão, mas também que confiar em Deus e dar a Ele toda a glória por tudo o que fazemos são as melhores escolhas que devemos continuar fazendo todos os dias. Sei que nunca estarei sozinha, apesar de estar ‘sozinha’ em muitas circunstâncias, mas o meu Senhor sempre está comigo”, testemunha Samara Queiroz. Mais informações da Rede Entre Amigas no perfil do Instagram @redeentreamigas
QUEM É SAMARA QUEIROZ – Samara Vieira Rocha de Queiroz nasceu em Campina Grande em 20 de março de 1972. É bacharel em Ciências da Computação pela UFPB e tem pós-graduação em Redes e Sistemas de Informação pela UFPB e em Gestão de Recursos. É servidora concursada da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) há 30 anos e, atualmente, é supervisora da Seção de Planejamento e Integração Regional da Justiça Federal da Paraíba. Liderou a implantação inovadora na Justiça da Paraíba de salas no metaverso. Presidente da Fundação Cidade Viva e idealizadora junto com o esposo do ‘Projeto Cidade Viva’, Samara lidera a Rede de Mulheres Entre Amigas, ministério que criou há 10 anos para fortalecer as mulheres cristãs da comunidade. Ela tem formação ainda em Teologia pela FTSA (Faculdade Teológica Sul Americana) e em Formação de Liderança Cristã pela FIP e já escreveu quatro livros: “Longe de Mim”; “Troque Medo por Coragem”; “Mulher Completa – O caminho da felicidade para o corpo, a alma e o espírito” e em co-autoria com o esposo Sérgio Queiroz: “Como ter famílias unidas e felizes”. Samara é casada com Sérgio Queiroz há 28 anos e mãe de três filhos: Sérgio Augusto, Esther e Débora e avó de Julia.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.