Política

Oposição a Cunha pesou na escolha de Marcelo Castro em disputa com Manoel Jr.

Ministério da Saúde


02/10/2015

{arquivo}O deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) foi o indicado pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para comandar o Ministério da Saúde, em anúncio da reforma ministerial ocorrido nesta sexta-feira (2). Segundo informações repassadas ao WSCOM Online, o parlamentar teria vencido a disputa de bastidores com o paraibano e colega de bancada, Manoel Júnior (PMDB), por ser um crítico ferrenho aos posicionamentos do atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje apontado como um dos principais opositores ao governo federal.

Ao contrário de Manoel Júnior, que é amigo pessoal e apoiador da gestão de Eduardo Cunha, Marcelo Castro já teve várias discussões com o presidente da Casa Legislativa. Uma delas ocorreu em maio deste ano, quando o piauiense foi escolhido relator da comissão especial que debatia a reforma política.

O colegiado, porém, foi extinto por Eduardo Cunha, antes mesmo de votar o relatório de Marcelo Castro. A decisão de acabar com a comissão, e de dar a relatoria do tema ao deputado Rodrigo Maia (Democratas-RJ), foi tomada pelos líderes partidários na Câmara. NA ocasião, eles optaram por analisar temas relacionados à reforma política diretamente no plenário.

Marcelo Castro já tinha elaborado o seu parecer sobre a matéria, mas foi criticado por Eduardo Cunha. O fato gerou ataques públicos entre os dois. À época, o presidente da Câmara chegou a afirmar que faltava “inteligência política” ao piauiense, que revidou ao dizer que o peemedebista deveria ter escolhido um relator “mais submisso”.

Agora, Marcelo Castro vai administrar, dentro da cota do PMDB, o ministério de maior orçamento na Esplanada – R$ 91,5 bilhões para 2015, após o corte orçamentário. A medida faz parte da estratégia do governo federal de assegurar o apoio da legenda às matérias de interesse do governo nas votações no Congresso Nacional.
_______________________
LEIA MAIS
Preterido, Manoel Jr. nega frustração e diz ter sido vítima de campanha difamatória
_______________________



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //