Política

Lula é absolvido por Justiça de Brasília na Operação Zelotes

Ex-presidente era acusado de aceitar propina de R$ 6 milhões para favorecer montadoras em medida provisória


21/06/2021

Portal WSCOM com O Antagonista



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi absolvido pelo  juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, de Brasília, da acusação de corrupção no âmbito da Operação Zelotes. Além de Lula, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco réus também foram absolvidos. A reportagem é de O Antagonista.

O ex-presidente e o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República foram acusados de aceitar R$ 6 milhões de lobistas e empresários em 2009 para editar medida provisória com benefícios tributários para montadoras.

Segundo o Ministério Público Federal, a propina foi negociada por Carvalho e seria destinada ao PT. Ao final do processo, porém, o órgão concluiu que não havia provas do repasse do dinheiro.

“Muito embora existam elementos que demonstrem a atuação por parte da empresa de MAURO MARCONDES – MARCONDES E MAUTONI – no que se refere à prorrogação de benefícios fiscais às empresas CAOA e MMC, não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ou de GILBERTO CARVALHO”, escreveu o juiz na sentença.

Respondiam a ação pelo crime de corrupção ativa Mauro Marcondes, José Ricardo da Silva, Alexandre Paes dos Santos, Paulo Arantes Ferraz (Mitsubishi) e Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa).

Leia aqui a íntegra da sentença.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //