Política

Luiz Couto defende mais integração do autista à sociedade

Em Sessão


13/04/2016



Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados para homenagear o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

A proposta foi do deputado federal Luiz Couto (PT-PB) e também das deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Janete Capiberibe (PSB-AP).

Em seu discurso, o paraibano Luiz Couto defendeu que hajam políticas públicas capazes de facilitar a integração dos autistas à sociedade. "É fundamental o diagnóstico precoce, a fim de que a intervenção, mediante práticas médicas, psicológicas e pedagógicas, alcance os melhores resultados.

De outra parte, é indispensável que políticas públicas de inclusão sejam firmadas, reconhecidas e, principalmente, respeitadas", explicou Couto.

O parlamentar petista acrescentou que no caso brasileiro, já se pode contar com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, editada pela Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, bem como com a regulamentação aposta no Decreto nº 8.368, de 2 de dezembro de 2014.

Ainda assim, ele disse que é preciso avançar. Couto defendeu que sejam implementadas ações sérias e eficazes em benefício da melhor qualidade de vida dos "pequenos anjos inseridos no espectro autista, impelindo-os ao desenvolvimento de seu potencial máximo e proscrevendo, definitivamente, qualquer forma de discriminação".

A data – Em 18 de dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas decretou o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, a ser comemorado anualmente em 2 de abril. O primeiro evento ocorreu em 2008, na região do Catar, onde a família real daquele País incentivou à proposta que hoje é mundialmente comemorada.

E como resultado dos seus esforços foi que chamou a atenção sobre o Transtorno do Espectro Autista e foi parabenizada pelo então Secretário-Geral da ONU, Ban ki-moon.

Desde então Países tem apoiado a causa, aderindo à “iluminação azul” em diversos monumentos espalhados pelo mundo. A cor optada apenas simboliza a predominância da síndrome do espectro autista no sexo masculino.

No Brasil, por exemplo, em apoio ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, vários pontos turísticos são iluminados na cor azul.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no mundo todo há 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //