Política

“Falar em confisco é fake news”, diz Hugo Motta sobre projeto que previa uso do FGTS como garantia de empréstimo


10/05/2024

Da Redação / Portal WSCOM

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos) defendeu na noite desta quinta-feira (9) o projeto de lei de sua autoria que autoriza bancos usarem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia para concederem empréstimos consignados. De acordo com o parlamentar, “falar em confisco é fake news” e que a intenção era facilitar o acesso do crédito das instituições bancárias. Após repercussão negativa nas redes sociais, o deputado retirou a matéria de pauta.

“A nossa intenção, ao apresentar esse projeto de lei, foi fazer com que o trabalhador e trabalhadora do nosso país pudesse acessar mais facilmente o crédito das nossas instituições bancárias. Também trouxemos a condição de estimular a competitividade dos bancos, trazendo para o trabalhador o direito de escolher onde ele quer ter a sua conta bancária. Ao final, pudermos ter além disso, a redução na taxa de juros desses empréstimos que são tão importantes para ajudar na resolução de problemas das famílias brasileiras”, explicou.

“Todas essas autorizações e empréstimos só seriam feitos com expressa autorização do trabalhador. Falar em confisco não é verdade, é fake news. O nosso papel será sempre de defender o que é o melhor para os nossos trabalhadores. Não tenho concluio nem conversas com bancos nem instituições financeiras, nem muito menos associações que representam essas instituições aqui no Congresso Nacional. Mas, diante de toda a discussão que foi gerada, nós retiramos o projeto para que seja melhor discutido”, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //