Automobilismo

Hamilton fura pneu, Vettel quebra e vitória cai no colo de Nico Rosberg

Fórmula1


30/06/2013



{arquivo}Em meio a um show de pneus furados, quebras e duas entradas de safety car, Nico Rosberg saiu e são e salvo para vencer um movimentado GP da Inglaterra neste domingo. O alemão da Mercedes foi beneficiado pelos problemas de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, ambos quando lideravam a prova. O britânico da Mercedes sofreu com um furo de pneu logo no início da prova, enquanto o alemão da RBR teve problemas no câmbio na parte final e abandonou. Mark Webber e Fernando Alonso completaram o pódio. Felipe Massa cruzou em sexto. O brasileiro começou em 11º, fez uma brilhante largada pulando para quinto, mas foi outro que sofreu com pneu furado em Silverstone.

Felipe Massa protagonizou uma largada antológica em Silverstone. Com a faca nos dentes, pulou de 11º para quinto. Se o brasileiro escalou o pelotão, Mark Webber despencou. Além de largar mal, o australiano levou um toque de Romain Grosjean e caiu de quarto para 14º. Lewis Hamilton se manteve na ponta com autoridade, enquanto Sebastian Vettel tomou a segunda posição de Nico Rosberg. Alonso largou em nono e cruzou a volta de abertura em oitavo.

Logo nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vettel.

Pneu de Hamilton fura…
Mas o sonho do britânico em vencer diante de sua torcida acabou na sétima volta. O pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes estourou. Para piorar, ele tinha acabado de passar pela entrada nos boxes e precisou dar quase uma volta inteira até fazer o pit stop. Com isso, a liderança caiu no colo do alemão da RBR.

…e o de Massa também
Mesmo azar teve Massa. Ele tentava tomar a quarta posição de Adrian Sutil, quando sofreu um furo também no pneu traseiro esquerdo e acabou perdendo o controle de sua Ferrari e rodando. O brasileiro voltou na última posição após parar nos boxes para trocar os pneus.

Após a primeira rodada de pit stops, Vettel manteve a liderança, seguido por Rosberg e Sutil. Quem se deu bem foi Alonso, que ganhou as posições de Raikkonen e Ricciardo e pulou para quarto.

O drama dos furos dos pneus traseiros esquerdos atingiu mais um: Jean-Eric Vergne, da STR. A sequência de ocorrências semelhantes fez a direção de prova ordenar a entrada do safety car (carro de segurança) na 14ª volta, para serem retirados detritos da pista.

A relargada foi dada na volta 22. Vettel se manteve tranquilamente na ponta. A única troca de posições ficou por contra de Pérez e Webber. O mexicano tomou o oitavo lugar de Webber, mas levou o troco curvas depois. Pelo rádio, a RBR pediu para seus pilotos tomarem cuidado com as zebras nas saídas de curva de alta velocidade. A equipe havia identificado pequenos cortes em um pneu de Vettel após o pit stop. Enquanto isso, após os problemas no início da prova, Hamilton e Massa faziam corridas de recuperação. Na 25ª volta, o britânico já era 13º colocado e o brasileiro, o 17º.

Finalizada a segunda rodada de pit stops, Vettel matinha a liderança com folga, seguido por Rosberg, Raikkonen e Alonso. O espanhol, porém, perdeu a quarta posição para Webber voltas depois.

Vettel abandona
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Vettel, mais uma reviravolta na corrida. Um problema de câmbio retirou o alemão da prova. Nico Rosberg passou a ser o novo líder, seguido por Raikkonen e Sutil. O safety car precisou entrar novamente, porque a RBR de Vettel ficou parada no meio da reta principal.

Com a entrada do carro de segurança, alguns pilotos, como Rosberg e Webber, aproveitaram para fazer mais uma troca de pneus. Quem deu azar foi Alonso, que parou pouco antes do safety car ir para a pista e caiu para oitavo.
Voltas finais emocionantes

Rosberg manteve a ponta na relargada, seguido por Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo. Com pneus novos, Alonso foi engolindo os rivais. Passou Button, ganhou a sexta posição de Pérez, mais um a sofrer com um furo no pneu traseiro esquerdo e depois deixou Ricciardo para trás. Hamilton e Massa foram no embalo e assumiram a sexta e a sétima posições, respectivamente.

Webber tomou o segundo lugar de Raikkonen e partiu para cima de Rosberg para buscar a vitória. O australiano estava voando baixo e se aproximava rapidamente, forçando o alemão da Mercedes a responder na pista, acelerando. Enquanto isso, Alonso seguia sua escalada. Tomou o terceiro lugar de Raikkonen, que vacilou ao não trocar os pneus no período de safety car e ainda perdeu posições para Hamilton e Massa. Mais na frente, Rosberg conseguiu administrar a vantagem para Webber e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Confira o resultado final do GP da Inglaterra (52 voltas):
1 – Nico Rosberg(ALE/Mercedes)1h32m59s456
2 – Mark Webber(AUS/RBR)- a 0s765
3 – Fernando Alonso(ESP/Ferrari)- a 7s124
4 – Kimi Raikkonen(FIn/Lotus)- a 7s756
5 – Lewis Hamilton(ING/Mercedes) – a 11s257
6 – Felipe Massa(BRA/Ferrari)- a 14s573
7 – Adrian Sutil(ALE/Force India)- a 16s335
8 – Daniel Ricciardo(AUS/STR)- a 16s500
9 – Paul Di Resta(ESC/Force India)- a 17s993
10 – Nico Hulkenberg(ALE/Sauber)- a 19s700
11 – Pastor Maldonado(VEN/Williams)- a 21s100
12 – Valtteri Bottas(FIN/Williams) – a 25s000
13 – Jenson Button(ING/McLaren) – a 25s900
14 – Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber)- a 26s200
15 – Charles Pic(FRA/Caterham)- a 31s600
16 – Jules Bianchi(FRA/Marussia)- a 36s000
17 – Max Chilton(ING/Marussia)- a 1m07s600
18 – Guiedo van der Garde(HOL/Caterham)- a 1m07s700
19 – Romain Grosjean(FRA/Lotus)- a 1 volta
Não completaram:
Sergio Pérez (MEX/McLaren) – 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 36 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber(AUS/RBR): 1m33s401, na volta 52



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