Paraíba

Governo promove encontro sobre combate ao racismo

Racismo


22/09/2014

Mais de 250 educadores participaram do Encontro de Formação Continuada sobre “Racismo Institucional em Diálogos” para educadores do Projovem Urbano Estadual. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Projovem Urbano, em parceria com as secretarias de Estado da Juventude Esporte e Lazer, da Saúde e de Mulheres e de Desenvolvimento Humano, foi encerrado no sábado (20), na Escola Estadual Doutor Elpídio de Almeida (Estadual da Prata) em Campina Grande.

O secretário executivo de Estado da Educação, Flávio Romero, destacou as ações desenvolvidas no Estado pelo ProJovem. “É visão educacional de formação cidadã, trazendo perspectiva para um grupo de jovens que historicamente foi marginalizado. Por isso, eles merecem um olhar especial, sobretudo no trabalho com o tema do racismo institucional. A esse respeito, precisamos trabalhar em sala de aula o cultivo do respeito ao invés da intolerância”, ressaltou Flávio.

“A primeira iniciativa para combater o racismo é reconhecer que ele existe”, observou Paulo Pacheco. O representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) ainda enfatizou que “a iniciativa do governo estadual dá gás para pensarmos em novas diretrizes em nível federal. O trabalho do educador tem ligação direta com a vida do jovem, vocês, educadores do ProJovem, são umas das principais peças para revertermos o quadro de violência contra juventude negra.”

No segundo dia do evento (20), a programação ocorreu compalestra ministrada por Paulo Pacheco, pela psicóloga Durvalina Lima e oficina sobre Racismo Institucional com orientação dos Formadores do Projovem Urbano do Estado.

O evento teve o propósito de mobilizar a equipe de educadores do Estado da Paraíba diante da temática e suas possibilidades didáticas e metodológicas; de dialogar junto aos educadores os conceitos de Racismo e Racismo Institucional, como base no Eixo Temático do Juventude Viva; de despertar sobre a importância do processo de inclusão social no Projovem Urbano de forma a reduzir e reposicionar paradigmas sociais quanto ao racismo e a discriminação étnico-racial e de gênero; além de esboçar propostas e ações de proteção social aos jovens do Programa.

Estiveram presentes a gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos da Paraíba, Maria Oliveira; a assistente pedagógica da Coordenação do ProJovem Urbano, Tamara Bastos; a gerente da 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE), Italagitânia Simplício; a secretária de Juventude, Esporte e Recreação, Joana Darck; a articuladora regional do Plano Juventude Viva, Suzani Silva e a gerente de Atenção à Saúde (SES/PB e Saúde da Mulher Negra), Durvalina Lima; além dos 266 educadores do ProJovem Urbano.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //