Paraíba

Dados sobre violência servirão de base para criação de planos de prevenção

Violência


26/03/2014



Foi lançado na tarde desta terça-feira (25), no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (Centro), o sistema ‘Atende Mulher’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI).

Segundo Liliane de Oliveira, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, o sistema Atende Mulher tem por objetivo criar um ambiente virtual, visando favorecer a coleta de dados referentes à violência contra a mulher.

“Visamos, com esse sistema, contribuir no processo de tomada de decisões dos agentes públicos para o planejamento e monitoramento das políticas públicas, melhor trabalhar a questão da prevenção e a garantia dos direitos humanos às mulheres, e também o atendimento mais humanizado”, ressaltou.seppm_atende_mulher_foto_corneliofelipe_ (30)

O Sistema Atende Mulher foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI). A plataforma cataloga os dados e traça uma espécie de mapa do atendimento, com informações sobre a vítima como situação econômica, tipo de agressão, residência, idade, etc.

Durante o evento de lançamento, Aécio Flávio Lisboa, chefe de desenvolvimento da UMTI, ressaltou a importância do sistema como ferramenta para auxiliar na automação de dados referentes às mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra “O sistema ‘Atende Mulher’, vai favorecer a coleta de dados e estatísticas, tornando possível a criação de relatórios que irão auxiliar no investimento das políticas públicas direcionadas ao combate da violência contra a mulher.” explicou.

O lançamento do ‘Atende Mulher’ contou com a presença da equipe técnica da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) e equipe do Laboratório de Tecnologias Intelectuais/ UFPB responsáveis pela criação do sistema, coordenadora e equipe técnica do Centro de Referência Ednalva Bezerra, além de usuárias do Centro.

Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – É um serviço da Prefeitura Municipal de João Pessoa de atendimento às mulheres vítimas de violência, que acolhe e orienta, oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //