Brasil & Mundo

Córregos transbordam e regiões de SP são colocadas em alerta

Chuvas


12/03/2014



O transbordamento de córregos na Zona Sul de São Paulo levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a decretar estado de alerta nas subprefeituras de Campo Limpo, M’Boi Mirim, Ipiranga e Vila Mariana na tarde desta quarta-feira (12).

As subprefeituras de Campo Limpo e M’Boi Mirim entraram em estado de alerta às 15h10 por causa do extravazamento do córrego "Morro do S". O CGE diz que choveu muito nessas áreas da cidade, por um período prolongado. Às 16h03, as regiões voltaram ao estado de atenção. Neste mesmo horário, entraram em alerta as subprefeituras do Ipiranga e da Vila Mariana, por causa do transbordamento do Córrego Ipiranga.

O temporal fez o CGE colocar em estado de atenção as zonas Sul, Oeste e a Marginal Pinheiros às 14h30. A região Sudeste entrou em atenção às 14h55. A chuva atingiu parte da Zona Leste e, às 15h35, foram colocadas em atenção as subprefeituras de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes, Cidade Tiradentes e Itaquera.

Por volta das 16h30, com a redução da chuva em grande parte da cidade, só continuavam em atenção as zonas Sudeste, Sul e a Marginal Pinheiros.

Segundo o CGE, a chuva foi provocada por áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que se encontra no Oceano. Bairros de Santo Amaro, Capela do Socorro e Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, e Pinheiros e parte do Butantã, na Zona Oeste, registraram chuvas fortes durante a tarde desta quarta-feira.

O órgão diz que podem ocorrer temporais até a noite e que a chuva pode se espalhar por outras áreas da cidade. O CGE também diz que áreas de chuva que se deslocam da região de Campinas podem entrar na região metropolitana de São Paulo nas próximas horas.

Pontos de alagamento

Às 16h20, havia nove pontos de alagamento ativos na cidade, três deles intransitáveis:

– Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), na altura da Avenida Mário Lopes Leão;
– Avenida Vitor Manzini, sentido Centro, altura da Rua Cristalino Rolim de Freitas;
– Avenida Professor Abraão de Morais, sentido Rodovia dos Imigrantes, na altura do Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro.
Transporte
Às 15h10, as chuvas já provocavam mudanças de circulação em três linhas do Metrô: 2-Verde (entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin), 3-Vermelha (entre Corinthians-Itaquera e Pedro II) e 5-Lilás (do Capão Redondo ao Largo Treze).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //