Brasil & Mundo

Caixas de leite são usadas para proteger famílias carentes do frio em SC

SC


10/05/2013

Caixas de leite estão sendo empregadas como forma de realizar o isolamento térmico em residências de famílias carentes na região da Serra Catarinense, uma das mais geladas do Brasil.

O projeto é conduzido por um grupo de engenheiros agrônomos da Associação de Engenheiro Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA). A atividade começou esta semana em, São Joaquim, cidade localizada a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, no bairro Santa Paulina.

Segundo informações do engenheiro Marciano Bittencourt, presidente da ASSEA, o isolamento serve para proteger as famílias carentes do vento e principalmente das temperaturas negativas registradas na região. Os termômetros esta semana em São Joaquim chegaram aos 4 graus negativos mesmo restando mais de um mês para a chegada do inverno. Devido ao vento, a sensação térmica foi de aproximadamente 10 graus abaixo de zero.

As caixinhas de leite longa vida são abertas, lavadas e, após secarem, são recortadas e colocadas nas paredes em formas de placas. O papel alumínio é disposto contra a estrutura. De acordo com o engenheiro, a parte interna da caixinha recebe a luz do sol durante o dia e conserva o calor no ambiente, além de tapar possíveis furos e frestas nas paredes das residências.

Para uma casa ser “vedada”, são necessárias cerca de quatro mil caixas de leite. Por isso, a associação pretende realizar uma campanha de arrecadação para manter o projeto em outras localidades.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //