Paraíba

WS diz que está deflagrada a Sucessão na UFPB com 3 candidatos

EM 2016


24/01/2016

A sucessão na Universidade Federal para disputa e eleição de novo mandato na Reitoria da instituição está deflagrada, segundo o Blogueiro e analista político Walter Santos. Ele aponta três nomes na atualidade como pré-candidatos, no caso a atual Reitora Margareth Diniz, que disputará a reeleição, os professores Luiz Junior (ex-secretario de Educação da PMJP) e Valdiney Gouveia, da Psicologia.

Eis a análise de Walter Santos:

Deflagrada a Sucessão na UFPB: saiba quem é quem

Segunda quinzena de Janeiro de 2016: este o tempo de inicio do processo sucessório para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, depois que a atual reitora e candidata à Reeleição inaugurou Comitê de campanha reunindo aliados dos três segmentos – professores, funcionários e estudantes.
Margareth Diniz a dados de hoje enfrentará os professores Luiz Júnior, da área de Educação, e Valdiney Gouveia, da Psicologia.

Este é um quadro aparentemente inconcluso porque há a possibilidade de outras candidaturas podendo se consolidarem ou não, posto que existem muitos fatores a influir os nomes aventados para a hipótese de disputa.

Um dos nomes lembrados como possível candidata é a professora Cida Ramos, de histórico reconhecido na UFPB, mas ainda sem definição.

Outros nomes, como da professora Lúcia Guerra – candidata anterior contra Margareth, já nos informou que não será candidata.

Fala-se ainda em Orlando Vilar mas improvavelmente isto acontecerá por estar compondo com a atual reitora.

TESES E CONJECTURAS

Há um resíduo de Oposição expressiva na UFPB em torno do significado do ex-reitor Rômulo Polari, embora poucos como o professor Luiz Junior se disponha à disputa.

Ex-secretário de Educação na Prefeitura de João Pessoa e ex-chefe de gabinete de Polari, Luiz Jr tem histórico de lutas mas vai precisar ter muito trabalhar para, por exemplo, unir o Centro de Educação em torno de sua candidatura – algo que não conseguiu até hoje.

O CASO MARGARETH E VALDINEY

No universo dos 3 segmentos, Margareth enfrenta Oposição com reprodução de criticas e queixas, embora até a presente data este acervo político de contestação ainda não disponha de candidato forte pra vencer, posto que, como disse, Luiz Junior, ainda não empolgou.

O professor Valdiney Gouveia tem mérito acadêmico mas seu lastro político – eleitoral não está espraiado pelos diversos Centros, portanto, será muito difícil conquistar notoriedade e atrair apoios em pouco tempo.

Trocando em miúdos, como diz minha gente do Conjunto Castelo Branco, o cenário atual é favorável à reeleição da atual reitora – isto a dados de hoje.
Mesmo assim vai precisar suar bastante para justificar uma série de questões advindas da gestão anterior e resolver pendências politicas como o substituto de Eduardo Rabenhorst, decididamente fora da disputa porque optou nos próximos anos a Pós – Doutorado.

Em sendo assim, quem será o substituto ou substituta de Rabenhorst, peça chave na eleição passada?

Quem viver, verá.

ULTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //